Este artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino da geografia por meio do lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Nesse senso, para conhecer a realidade sobre a efetividade da proposta da inclusão da ludicidade no ensino da geografia escolar como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, utilizamos como lócus de pesquisa a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Fernandes da Silva, situada no município de Mossoró, estado do Rio Grande do Norte. É importante salientar que refletir sobre o ensino de geografia não significa apenas seu papel como disciplina escolar, mas também o impacto social da ciência geográfica na compreensão das realidades espaciais. Nessa lógica. é necessário utilizar métodos inovadores e criativos que auxiliem no ensino e aprendizagem. A utilização de metodologias puramente teóricas nas aulas de geografia promove o desinteresse da disciplina. Portanto, a presente pesquisa versa sobre a discussão teórica e prática no processo de ensino e aprendizagem do ensino da geografia, abordando discussões no campo das ideias, bem como na prática cotidiana de alunos, professores e agentes educacionais que compõem o espaço escolar. Em linhas conclusivas, destacamos que o artigo constata que os professores de geografia comprometidos com o ensino da geografia vital, ou seja, um ensino que forneça aos alunos ferramentas para analisar o espaço em que vivem, encontrarão na proposta lúdica uma importante ferramenta metodológica de mediação entre os alunos e o espaço geográfico. Ademais, o artigo é relevante na difusão do tema, bem como não pretende encerrar a discussão aqui, sendo, então, uma proposição para que debates nessa perspectiva sejam cada vez mais incorporados na área da Educação- Ensino-Geografia.