Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO NA GEOGRAFIA: UM NOVO OLHAR SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100580
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7946
    "inscrito_id" => 23784
    "titulo" => "O LÚDICO NA GEOGRAFIA: UM NOVO OLHAR SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino da geografia por meio do lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Nesse senso, para conhecer a realidade sobre a efetividade da proposta da inclusão da ludicidade no ensino da geografia escolar como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, utilizamos como lócus de pesquisa a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Fernandes da Silva, situada no município de Mossoró, estado do Rio Grande do Norte. É importante salientar que refletir sobre o ensino de geografia não significa apenas seu papel como disciplina escolar, mas também o impacto social da ciência geográfica na compreensão das realidades espaciais. Nessa lógica. é necessário utilizar métodos inovadores e criativos que auxiliem no ensino e aprendizagem. A utilização de metodologias puramente teóricas nas aulas de geografia promove o desinteresse da disciplina. Portanto, a presente pesquisa versa sobre a discussão teórica e prática no processo de ensino e aprendizagem do ensino da geografia, abordando discussões no campo das ideias, bem como na prática cotidiana de alunos, professores e agentes educacionais que compõem o espaço escolar. Em linhas conclusivas, destacamos que o artigo constata que os professores de geografia comprometidos com o ensino da geografia vital, ou seja, um ensino que forneça aos alunos ferramentas para analisar o espaço em que vivem, encontrarão na proposta lúdica uma importante ferramenta metodológica de mediação entre os alunos e o espaço geográfico. Ademais, o artigo é relevante na difusão do tema, bem como não pretende encerrar a discussão aqui, sendo, então, uma proposição para que debates nessa perspectiva sejam cada vez mais incorporados na área da Educação- Ensino-Geografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23784_TB7946_17112023153607.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JORDANA NÁGILA DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JORDANA COSTA"
    "autor_email" => "profa.jordanacosta@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100580
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7946
    "inscrito_id" => 23784
    "titulo" => "O LÚDICO NA GEOGRAFIA: UM NOVO OLHAR SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino da geografia por meio do lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Nesse senso, para conhecer a realidade sobre a efetividade da proposta da inclusão da ludicidade no ensino da geografia escolar como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, utilizamos como lócus de pesquisa a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Fernandes da Silva, situada no município de Mossoró, estado do Rio Grande do Norte. É importante salientar que refletir sobre o ensino de geografia não significa apenas seu papel como disciplina escolar, mas também o impacto social da ciência geográfica na compreensão das realidades espaciais. Nessa lógica. é necessário utilizar métodos inovadores e criativos que auxiliem no ensino e aprendizagem. A utilização de metodologias puramente teóricas nas aulas de geografia promove o desinteresse da disciplina. Portanto, a presente pesquisa versa sobre a discussão teórica e prática no processo de ensino e aprendizagem do ensino da geografia, abordando discussões no campo das ideias, bem como na prática cotidiana de alunos, professores e agentes educacionais que compõem o espaço escolar. Em linhas conclusivas, destacamos que o artigo constata que os professores de geografia comprometidos com o ensino da geografia vital, ou seja, um ensino que forneça aos alunos ferramentas para analisar o espaço em que vivem, encontrarão na proposta lúdica uma importante ferramenta metodológica de mediação entre os alunos e o espaço geográfico. Ademais, o artigo é relevante na difusão do tema, bem como não pretende encerrar a discussão aqui, sendo, então, uma proposição para que debates nessa perspectiva sejam cada vez mais incorporados na área da Educação- Ensino-Geografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID23784_TB7946_17112023153607.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JORDANA NÁGILA DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JORDANA COSTA"
    "autor_email" => "profa.jordanacosta@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino da geografia por meio do lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Nesse senso, para conhecer a realidade sobre a efetividade da proposta da inclusão da ludicidade no ensino da geografia escolar como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, utilizamos como lócus de pesquisa a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Fernandes da Silva, situada no município de Mossoró, estado do Rio Grande do Norte. É importante salientar que refletir sobre o ensino de geografia não significa apenas seu papel como disciplina escolar, mas também o impacto social da ciência geográfica na compreensão das realidades espaciais. Nessa lógica. é necessário utilizar métodos inovadores e criativos que auxiliem no ensino e aprendizagem. A utilização de metodologias puramente teóricas nas aulas de geografia promove o desinteresse da disciplina. Portanto, a presente pesquisa versa sobre a discussão teórica e prática no processo de ensino e aprendizagem do ensino da geografia, abordando discussões no campo das ideias, bem como na prática cotidiana de alunos, professores e agentes educacionais que compõem o espaço escolar. Em linhas conclusivas, destacamos que o artigo constata que os professores de geografia comprometidos com o ensino da geografia vital, ou seja, um ensino que forneça aos alunos ferramentas para analisar o espaço em que vivem, encontrarão na proposta lúdica uma importante ferramenta metodológica de mediação entre os alunos e o espaço geográfico. Ademais, o artigo é relevante na difusão do tema, bem como não pretende encerrar a discussão aqui, sendo, então, uma proposição para que debates nessa perspectiva sejam cada vez mais incorporados na área da Educação- Ensino-Geografia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.