A prática docente nos ambientes escolares tem ganhado, a cada ano, um caráter colaborativo mais aparente. Atividades interdisciplinares, que perpassam pelas diversas áreas do conhecimento têm sido o resultado de práticas que se entrelaçam e oferecem possibilidades mais ricas para o caminhar discente. A implantação do Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI) e sua proposta de reestruturação reestrutura curricular oportunizou o trabalho do PIBID/UEPB, com ações que objetivaram aproveitar os espaços e recursos disponíveis na escola, além do caráter das aulas de Iniciação Científica e Pesquisa, fazendo uso de práticas inovadoras, que tanto iniciaram os bolsistas na docência, quanto viabilizaram novas atividades nas aulas da professora supervisora. Diante disso, o trabalho desenvolvido objetiva apresentar um conjunto de intervenções planejadas e executadas, para o ensino de Estática dos Fluidos, destacando em que medida as metodologias alternativas utilizadas (o uso de jogos e dos kis de robótica educacional) enriquecem as atividades em sala de aula, sob o olhar da professora. Ou seja, relatar a experiência, na perspectiva da docente que abre as portas da sua sala para receber, orientar e compartilhar saberes com os demais atores nestas intervenções. A estratégia adotada utilizou situações cotidianas envolvendo a temática como uma alternativa à articulação entre estudantes, professora e licenciandos, na tentativa de tornar mais espontânea a participação dos estudantes e, consequentemente, o aprofundamento nas discussões. Ao final, destacamos o conjunto de intervenções como favorável ao trabalho em equipe, o que permitiu discussões entre os estudantes acerca do processo de desenvolvimento da atividade científica, por exemplo. Além disso, a atividade planejada em conjunto, o trabalho com metodologias alternativas, trouxe à prática da docente da escola básica, possibilidades e resultados favoráveis ao ensino de Estática dos Fluidos, desconstruindo a ideia de que esta é uma área da Física que pode ser esquecida nos planos de aula.