Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

EXPLORANDO SITUAÇÕES COTIDIANAS NO ENSINO DE ESTÁTICA DOS FLUIDOS: PASSEANDO ENTRE NOVAS E TRADICIONAIS ESTRATÉGIAS LÚDICAS

Palavra-chaves: ABORDAGEM LÚDICA, ENSINO DE FÍSCA, ESTÁTICA DOS FLUIDOS Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9897
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 595
    "inscrito_id" => 332
    "titulo" => "EXPLORANDO SITUAÇÕES COTIDIANAS NO ENSINO DE ESTÁTICA DOS FLUIDOS: PASSEANDO ENTRE NOVAS E TRADICIONAIS ESTRATÉGIAS LÚDICAS"
    "resumo" => "A prática docente nos ambientes escolares tem ganhado, a cada ano, um caráter colaborativo mais aparente. Atividades interdisciplinares, que perpassam pelas diversas áreas do conhecimento têm sido o resultado de práticas que se entrelaçam e oferecem possibilidades mais ricas para o caminhar discente. A implantação do Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI) e sua proposta de reestruturação reestrutura curricular oportunizou o trabalho do PIBID/UEPB, com ações que  objetivaram aproveitar os espaços e recursos disponíveis na escola, além do caráter das aulas de Iniciação Científica e Pesquisa, fazendo uso de práticas inovadoras, que tanto iniciaram os bolsistas na docência, quanto viabilizaram novas atividades nas aulas da professora supervisora. Diante disso, o trabalho desenvolvido objetiva apresentar um conjunto de intervenções planejadas e executadas, para o ensino de Estática dos Fluidos, destacando em que medida as metodologias alternativas utilizadas (o uso de jogos e dos kis de robótica educacional) enriquecem as atividades em sala de aula, sob o olhar da professora. Ou seja, relatar a experiência, na perspectiva da docente que abre as portas da sua sala para receber, orientar e compartilhar saberes com os demais atores nestas intervenções. A estratégia adotada utilizou situações cotidianas envolvendo a temática como uma alternativa à articulação entre estudantes, professora e licenciandos, na tentativa de tornar mais espontânea a participação dos estudantes e, consequentemente, o aprofundamento nas discussões. Ao final, destacamos o conjunto de intervenções como favorável ao trabalho em equipe, o que permitiu discussões entre os estudantes acerca do processo de desenvolvimento da atividade científica, por exemplo. Além disso, a atividade planejada em conjunto, o trabalho com metodologias alternativas, trouxe à prática da docente da escola básica, possibilidades e resultados favoráveis ao ensino de Estática dos Fluidos, desconstruindo a ideia de que esta é uma área da Física que pode ser esquecida nos planos de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM LÚDICA, ENSINO DE FÍSCA, ESTÁTICA DOS FLUIDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_09_14_05_idinscrito_332_26e6e511ee90118a8910b78da7fe638a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLE PRISCILA CARNEIRO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELE PRISCILA"
    "autor_email" => "isapris@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - PARAÍBA / EEEMI NENZINHA CUNHA LIMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9897
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 595
    "inscrito_id" => 332
    "titulo" => "EXPLORANDO SITUAÇÕES COTIDIANAS NO ENSINO DE ESTÁTICA DOS FLUIDOS: PASSEANDO ENTRE NOVAS E TRADICIONAIS ESTRATÉGIAS LÚDICAS"
    "resumo" => "A prática docente nos ambientes escolares tem ganhado, a cada ano, um caráter colaborativo mais aparente. Atividades interdisciplinares, que perpassam pelas diversas áreas do conhecimento têm sido o resultado de práticas que se entrelaçam e oferecem possibilidades mais ricas para o caminhar discente. A implantação do Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI) e sua proposta de reestruturação reestrutura curricular oportunizou o trabalho do PIBID/UEPB, com ações que  objetivaram aproveitar os espaços e recursos disponíveis na escola, além do caráter das aulas de Iniciação Científica e Pesquisa, fazendo uso de práticas inovadoras, que tanto iniciaram os bolsistas na docência, quanto viabilizaram novas atividades nas aulas da professora supervisora. Diante disso, o trabalho desenvolvido objetiva apresentar um conjunto de intervenções planejadas e executadas, para o ensino de Estática dos Fluidos, destacando em que medida as metodologias alternativas utilizadas (o uso de jogos e dos kis de robótica educacional) enriquecem as atividades em sala de aula, sob o olhar da professora. Ou seja, relatar a experiência, na perspectiva da docente que abre as portas da sua sala para receber, orientar e compartilhar saberes com os demais atores nestas intervenções. A estratégia adotada utilizou situações cotidianas envolvendo a temática como uma alternativa à articulação entre estudantes, professora e licenciandos, na tentativa de tornar mais espontânea a participação dos estudantes e, consequentemente, o aprofundamento nas discussões. Ao final, destacamos o conjunto de intervenções como favorável ao trabalho em equipe, o que permitiu discussões entre os estudantes acerca do processo de desenvolvimento da atividade científica, por exemplo. Além disso, a atividade planejada em conjunto, o trabalho com metodologias alternativas, trouxe à prática da docente da escola básica, possibilidades e resultados favoráveis ao ensino de Estática dos Fluidos, desconstruindo a ideia de que esta é uma área da Física que pode ser esquecida nos planos de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM LÚDICA, ENSINO DE FÍSCA, ESTÁTICA DOS FLUIDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_09_14_05_idinscrito_332_26e6e511ee90118a8910b78da7fe638a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLE PRISCILA CARNEIRO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELE PRISCILA"
    "autor_email" => "isapris@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - PARAÍBA / EEEMI NENZINHA CUNHA LIMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

A prática docente nos ambientes escolares tem ganhado, a cada ano, um caráter colaborativo mais aparente. Atividades interdisciplinares, que perpassam pelas diversas áreas do conhecimento têm sido o resultado de práticas que se entrelaçam e oferecem possibilidades mais ricas para o caminhar discente. A implantação do Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI) e sua proposta de reestruturação reestrutura curricular oportunizou o trabalho do PIBID/UEPB, com ações que objetivaram aproveitar os espaços e recursos disponíveis na escola, além do caráter das aulas de Iniciação Científica e Pesquisa, fazendo uso de práticas inovadoras, que tanto iniciaram os bolsistas na docência, quanto viabilizaram novas atividades nas aulas da professora supervisora. Diante disso, o trabalho desenvolvido objetiva apresentar um conjunto de intervenções planejadas e executadas, para o ensino de Estática dos Fluidos, destacando em que medida as metodologias alternativas utilizadas (o uso de jogos e dos kis de robótica educacional) enriquecem as atividades em sala de aula, sob o olhar da professora. Ou seja, relatar a experiência, na perspectiva da docente que abre as portas da sua sala para receber, orientar e compartilhar saberes com os demais atores nestas intervenções. A estratégia adotada utilizou situações cotidianas envolvendo a temática como uma alternativa à articulação entre estudantes, professora e licenciandos, na tentativa de tornar mais espontânea a participação dos estudantes e, consequentemente, o aprofundamento nas discussões. Ao final, destacamos o conjunto de intervenções como favorável ao trabalho em equipe, o que permitiu discussões entre os estudantes acerca do processo de desenvolvimento da atividade científica, por exemplo. Além disso, a atividade planejada em conjunto, o trabalho com metodologias alternativas, trouxe à prática da docente da escola básica, possibilidades e resultados favoráveis ao ensino de Estática dos Fluidos, desconstruindo a ideia de que esta é uma área da Física que pode ser esquecida nos planos de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.