EXPLORANDO SITUAÇÕES COTIDIANAS NO ENSINO DE ESTÁTICA DOS FLUIDOS: PASSEANDO ENTRE NOVAS E TRADICIONAIS ESTRATÉGIAS LÚDICAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9897 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 595 "inscrito_id" => 332 "titulo" => "EXPLORANDO SITUAÇÕES COTIDIANAS NO ENSINO DE ESTÁTICA DOS FLUIDOS: PASSEANDO ENTRE NOVAS E TRADICIONAIS ESTRATÉGIAS LÚDICAS" "resumo" => "A prática docente nos ambientes escolares tem ganhado, a cada ano, um caráter colaborativo mais aparente. Atividades interdisciplinares, que perpassam pelas diversas áreas do conhecimento têm sido o resultado de práticas que se entrelaçam e oferecem possibilidades mais ricas para o caminhar discente. A implantação do Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI) e sua proposta de reestruturação reestrutura curricular oportunizou o trabalho do PIBID/UEPB, com ações que objetivaram aproveitar os espaços e recursos disponíveis na escola, além do caráter das aulas de Iniciação Científica e Pesquisa, fazendo uso de práticas inovadoras, que tanto iniciaram os bolsistas na docência, quanto viabilizaram novas atividades nas aulas da professora supervisora. Diante disso, o trabalho desenvolvido objetiva apresentar um conjunto de intervenções planejadas e executadas, para o ensino de Estática dos Fluidos, destacando em que medida as metodologias alternativas utilizadas (o uso de jogos e dos kis de robótica educacional) enriquecem as atividades em sala de aula, sob o olhar da professora. Ou seja, relatar a experiência, na perspectiva da docente que abre as portas da sua sala para receber, orientar e compartilhar saberes com os demais atores nestas intervenções. A estratégia adotada utilizou situações cotidianas envolvendo a temática como uma alternativa à articulação entre estudantes, professora e licenciandos, na tentativa de tornar mais espontânea a participação dos estudantes e, consequentemente, o aprofundamento nas discussões. Ao final, destacamos o conjunto de intervenções como favorável ao trabalho em equipe, o que permitiu discussões entre os estudantes acerca do processo de desenvolvimento da atividade científica, por exemplo. Além disso, a atividade planejada em conjunto, o trabalho com metodologias alternativas, trouxe à prática da docente da escola básica, possibilidades e resultados favoráveis ao ensino de Estática dos Fluidos, desconstruindo a ideia de que esta é uma área da Física que pode ser esquecida nos planos de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "ABORDAGEM LÚDICA, ENSINO DE FÍSCA, ESTÁTICA DOS FLUIDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_09_14_05_idinscrito_332_26e6e511ee90118a8910b78da7fe638a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE PRISCILA CARNEIRO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ISABELE PRISCILA" "autor_email" => "isapris@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - PARAÍBA / EEEMI NENZINHA CUNHA LIMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9897 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 595 "inscrito_id" => 332 "titulo" => "EXPLORANDO SITUAÇÕES COTIDIANAS NO ENSINO DE ESTÁTICA DOS FLUIDOS: PASSEANDO ENTRE NOVAS E TRADICIONAIS ESTRATÉGIAS LÚDICAS" "resumo" => "A prática docente nos ambientes escolares tem ganhado, a cada ano, um caráter colaborativo mais aparente. Atividades interdisciplinares, que perpassam pelas diversas áreas do conhecimento têm sido o resultado de práticas que se entrelaçam e oferecem possibilidades mais ricas para o caminhar discente. A implantação do Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI) e sua proposta de reestruturação reestrutura curricular oportunizou o trabalho do PIBID/UEPB, com ações que objetivaram aproveitar os espaços e recursos disponíveis na escola, além do caráter das aulas de Iniciação Científica e Pesquisa, fazendo uso de práticas inovadoras, que tanto iniciaram os bolsistas na docência, quanto viabilizaram novas atividades nas aulas da professora supervisora. Diante disso, o trabalho desenvolvido objetiva apresentar um conjunto de intervenções planejadas e executadas, para o ensino de Estática dos Fluidos, destacando em que medida as metodologias alternativas utilizadas (o uso de jogos e dos kis de robótica educacional) enriquecem as atividades em sala de aula, sob o olhar da professora. Ou seja, relatar a experiência, na perspectiva da docente que abre as portas da sua sala para receber, orientar e compartilhar saberes com os demais atores nestas intervenções. A estratégia adotada utilizou situações cotidianas envolvendo a temática como uma alternativa à articulação entre estudantes, professora e licenciandos, na tentativa de tornar mais espontânea a participação dos estudantes e, consequentemente, o aprofundamento nas discussões. Ao final, destacamos o conjunto de intervenções como favorável ao trabalho em equipe, o que permitiu discussões entre os estudantes acerca do processo de desenvolvimento da atividade científica, por exemplo. Além disso, a atividade planejada em conjunto, o trabalho com metodologias alternativas, trouxe à prática da docente da escola básica, possibilidades e resultados favoráveis ao ensino de Estática dos Fluidos, desconstruindo a ideia de que esta é uma área da Física que pode ser esquecida nos planos de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "ABORDAGEM LÚDICA, ENSINO DE FÍSCA, ESTÁTICA DOS FLUIDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_09_14_05_idinscrito_332_26e6e511ee90118a8910b78da7fe638a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE PRISCILA CARNEIRO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ISABELE PRISCILA" "autor_email" => "isapris@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - PARAÍBA / EEEMI NENZINHA CUNHA LIMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }