O presente trabalho teve como objetivo analisar o potencial de propostas didático-pedagógicas desenvolvidas no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O PIBID é oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desde 2007, e representa uma iniciativa fundamental para a formação e desenvolvimento de futuros docentes. As propostas didático-pedagógicas envolvem processos de planejamento, produção e aplicação de recursos, estratégias e atividades, visando o ensino e a aprendizagem dos estudantes. As ações do PIBID ocorreram entre outubro/2022 e maio/2023, na escola EREM Capitão Manoel Gomes D’Assunção, Pombos, Pernambuco. Elas consideraram o conhecimento prévio dos alunos e se utilizam de métodos e meios de ensino que colocam o sujeito como protagonista. Além de envolverem elementos do cotidiano, relacionando-o com os conteúdos escolares da Biologia, buscando assim, um melhor aprendizado. Dentre elas podemos destacar: O Caçando o Tesouro da Ecologia, cujos alunos deveriam encontrar dicas pela escola que continham alguns conceitos básicos da Ecologia e após encontrá-las, explicitarem sobre os termos. A Cruzadinha Genética que era um jogo de palavras cruzadas, cujas duplas deveriam montá-lo, associando-o a conceitos já vistos em aula. As ações foram elaboradas, visando estimular a participação ativa dos alunos em todo o processo; introduzindo um novo assunto ou revisando outro. Durante as propostas, os estudantes se integraram mais ativamente, cujo professor supervisor notou maior interesse, compreensão e melhor desempenho nas avaliações da disciplina. Ao promover uma interação entre os pibidianos e os estudantes do Ensino Médio; o PIBID se apresenta como uma programa fundamental para a formação de professores, pois, através dele, é possível desenvolver projetos que possibilitam a aplicação de metodologias diferenciadas, as quais contribuíram para um melhor desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de estudante na formação de futuros docentes.