Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DE PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: O PIBID EM FOCO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98969
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5698
    "inscrito_id" => 19263
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: O PIBID EM FOCO"
    "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo analisar o potencial de propostas didático-pedagógicas desenvolvidas no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O PIBID é oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desde 2007, e representa uma iniciativa fundamental para a formação e desenvolvimento de futuros docentes. As propostas didático-pedagógicas envolvem processos de planejamento, produção e aplicação de recursos, estratégias e atividades, visando o ensino e a aprendizagem dos estudantes. As ações do PIBID ocorreram entre outubro/2022 e maio/2023, na escola EREM Capitão Manoel Gomes D’Assunção, Pombos, Pernambuco. Elas consideraram o conhecimento prévio dos alunos e se utilizam de métodos e meios de ensino que colocam o sujeito como protagonista. Além de envolverem elementos do cotidiano, relacionando-o com os conteúdos escolares da Biologia, buscando assim, um melhor aprendizado. Dentre elas podemos destacar: O Caçando o Tesouro da Ecologia, cujos alunos deveriam encontrar dicas pela escola que continham alguns conceitos básicos da Ecologia e após encontrá-las, explicitarem sobre os termos. A Cruzadinha Genética que era um jogo de palavras cruzadas, cujas duplas deveriam montá-lo, associando-o a conceitos já vistos em aula. As ações foram elaboradas, visando estimular a participação ativa dos alunos em todo o processo; introduzindo um novo assunto ou revisando outro. Durante as propostas, os estudantes se integraram mais ativamente, cujo professor supervisor notou maior interesse, compreensão e melhor desempenho nas avaliações da disciplina. Ao promover uma interação entre os pibidianos e os estudantes do Ensino Médio; o PIBID se apresenta como uma programa fundamental para a formação de professores, pois, através dele, é possível desenvolver projetos que possibilitam a aplicação de metodologias diferenciadas, as quais contribuíram para um melhor desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de estudante na formação de futuros docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19263_TB5698_10122023090642.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEX ANTONIO BRANDÃO"
    "autor_nome_curto" => "Alex"
    "autor_email" => "alex.brandao@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98969
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5698
    "inscrito_id" => 19263
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: O PIBID EM FOCO"
    "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo analisar o potencial de propostas didático-pedagógicas desenvolvidas no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O PIBID é oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desde 2007, e representa uma iniciativa fundamental para a formação e desenvolvimento de futuros docentes. As propostas didático-pedagógicas envolvem processos de planejamento, produção e aplicação de recursos, estratégias e atividades, visando o ensino e a aprendizagem dos estudantes. As ações do PIBID ocorreram entre outubro/2022 e maio/2023, na escola EREM Capitão Manoel Gomes D’Assunção, Pombos, Pernambuco. Elas consideraram o conhecimento prévio dos alunos e se utilizam de métodos e meios de ensino que colocam o sujeito como protagonista. Além de envolverem elementos do cotidiano, relacionando-o com os conteúdos escolares da Biologia, buscando assim, um melhor aprendizado. Dentre elas podemos destacar: O Caçando o Tesouro da Ecologia, cujos alunos deveriam encontrar dicas pela escola que continham alguns conceitos básicos da Ecologia e após encontrá-las, explicitarem sobre os termos. A Cruzadinha Genética que era um jogo de palavras cruzadas, cujas duplas deveriam montá-lo, associando-o a conceitos já vistos em aula. As ações foram elaboradas, visando estimular a participação ativa dos alunos em todo o processo; introduzindo um novo assunto ou revisando outro. Durante as propostas, os estudantes se integraram mais ativamente, cujo professor supervisor notou maior interesse, compreensão e melhor desempenho nas avaliações da disciplina. Ao promover uma interação entre os pibidianos e os estudantes do Ensino Médio; o PIBID se apresenta como uma programa fundamental para a formação de professores, pois, através dele, é possível desenvolver projetos que possibilitam a aplicação de metodologias diferenciadas, as quais contribuíram para um melhor desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de estudante na formação de futuros docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19263_TB5698_10122023090642.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEX ANTONIO BRANDÃO"
    "autor_nome_curto" => "Alex"
    "autor_email" => "alex.brandao@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar o potencial de propostas didático-pedagógicas desenvolvidas no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O PIBID é oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desde 2007, e representa uma iniciativa fundamental para a formação e desenvolvimento de futuros docentes. As propostas didático-pedagógicas envolvem processos de planejamento, produção e aplicação de recursos, estratégias e atividades, visando o ensino e a aprendizagem dos estudantes. As ações do PIBID ocorreram entre outubro/2022 e maio/2023, na escola EREM Capitão Manoel Gomes D’Assunção, Pombos, Pernambuco. Elas consideraram o conhecimento prévio dos alunos e se utilizam de métodos e meios de ensino que colocam o sujeito como protagonista. Além de envolverem elementos do cotidiano, relacionando-o com os conteúdos escolares da Biologia, buscando assim, um melhor aprendizado. Dentre elas podemos destacar: O Caçando o Tesouro da Ecologia, cujos alunos deveriam encontrar dicas pela escola que continham alguns conceitos básicos da Ecologia e após encontrá-las, explicitarem sobre os termos. A Cruzadinha Genética que era um jogo de palavras cruzadas, cujas duplas deveriam montá-lo, associando-o a conceitos já vistos em aula. As ações foram elaboradas, visando estimular a participação ativa dos alunos em todo o processo; introduzindo um novo assunto ou revisando outro. Durante as propostas, os estudantes se integraram mais ativamente, cujo professor supervisor notou maior interesse, compreensão e melhor desempenho nas avaliações da disciplina. Ao promover uma interação entre os pibidianos e os estudantes do Ensino Médio; o PIBID se apresenta como uma programa fundamental para a formação de professores, pois, através dele, é possível desenvolver projetos que possibilitam a aplicação de metodologias diferenciadas, as quais contribuíram para um melhor desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de estudante na formação de futuros docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.