Indicadores ácido-base naturais são alternativas de baixo custo para a experimentação em sala de aula no ensino básico. Diante disso, o presente trabalho avaliou a capacidade de extratos de flores regionais, como possíveis substâncias indicadoras afim de utilizá-los em aulas experimentais. Foram obtidos extratos da Bougainvillea spectabilis, Plumeria pudica e Canna indica identificadas como indicadores frente a mudança de pH. A extração se deu com um grupo de estudantes monitores do 2° ano que prepararam os extratos para uso nas aulas experimentais com as turmas de 1° ano de uma Escola Pública do Estado de Pernambuco. Ao final, os resultados obtidos foram apresentados pelos discentes em três feiras de ciências, uma municipal e outras duas estaduais (PE e MG). O trabalho segue sendo replicado nas turmas de 1° ano como alternativa na compreensão das propriedades ácidas e básicas de substâncias químicas. Além do que, o apelo regional do material de partida coloca em evidência a possibilidade de se produzir ciência a partir da realidade dos estudantes inseridos na prática.