O presente trabalho tem como objetivo refletir o fazer pedagógico com base no diálogo como modo de reflexão e aprendizagem, ajustando assim, a palavra ao gesto, como nos diz Paulo Freire, reflexão importante, especialmente neste contexto de pós pandemia COVID-19 que nos trouxe mudanças significativas no contexto da educação. Como nos diz Freire (2008, p. 119-120), “enquanto relação democrática, o diálogo é a possibilidade de que disponho de, abrindo-me ao pensar dos outros, não fenecer no isolamento”. E, com Morin (2011) na perspectiva da complexidade seguimos na pesquisa e nas experiências pedagógicas de formação continuada vivendo a educação neste princípio dialógico de aprender em rede. Nesse sentido apresentamos aqui uma pesquisa que foi desenvolvida no Doutorado em Educação que envolve a formação de professores, considerando o entrelaçamento das pessoas com as tecnologias digitais como potência de aprendizagem em rede. Nessa busca de unir pessoas, tecnologias, em ações dialógicas surgiu nas oficinas vividas com os professores participantes da pesquisa a ideia de criar um portal digital para compor uma rede dialógica de aprendizagem onde houvesse para os/as professores/as espaço para o diálogo, para a aprendizagem em rede. Esse portal surge como resultado de uma investigação em fluxo que segue acontecendo.