DIÁLOGO ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ-CE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99487 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6358 "inscrito_id" => 20419 "titulo" => "DIÁLOGO ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ-CE" "resumo" => "Refletir sobre a prática docente é algo bastante comum nos cursos de formação de professores, mas discutir e conhecer de perto aproximando mais a universidade da escola, esta realidade traz novas possibilidades de crescimento no âmbito da educação básica. E diante do cenário atual pós-pandemia os desafios enfrentados pelos professores da área de Ciências, ficaram mais evidentes, como a falta de estrutura física das escolas para atuação de sua prática docente e de recursos tecnológicos de apoio aos professores, além de outros aspectos pedagógicos. Assim o presente trabalho teve como objetivo conhecer as perspectivas e dificuldades enfrentadas pelos professores da área de Ciências no município de Quixadá-CE, utilizando-se de um método de abordagem qualitativo. A metodologia foi aplicada através da formação de grupos de estudos críticos/reflexivos, sobre a prática docente aplicada no município. Participaram da pesquisa professores de cinco escolas do município, em dois momentos no processo de escolha sobre os principais assuntos a serem discutidos de acordo com suas necessidade e anseios, e no processo de discussão nos grupos de estudos de aprofundamento sobre questões vivenciadas na sua prática pedagógica, principalmente aspectos relevantes ao período pós-pandemia. A pesquisa possibilitou a colaboração de todos os participantes através de ações com apresentação de seminários, palestras e encontros, envolvendo questões teóricas e práticas sobre as atividades docentes exercidas em cada escola, discutindo nos grupos sobre os anseios, dificuldades e possibilidades. As questões levantadas durante as discussões nos grupos auxiliarão na transformação do modelo atual de formação de professores aplicados na universidade, para que nossos futuros docentes estejam mais bem preparados para a realidade da sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20419_TB6358_03102023091536.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ IGOR ARAUJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Igor Araujo" "autor_email" => "jose.igor@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99487 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6358 "inscrito_id" => 20419 "titulo" => "DIÁLOGO ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ-CE" "resumo" => "Refletir sobre a prática docente é algo bastante comum nos cursos de formação de professores, mas discutir e conhecer de perto aproximando mais a universidade da escola, esta realidade traz novas possibilidades de crescimento no âmbito da educação básica. E diante do cenário atual pós-pandemia os desafios enfrentados pelos professores da área de Ciências, ficaram mais evidentes, como a falta de estrutura física das escolas para atuação de sua prática docente e de recursos tecnológicos de apoio aos professores, além de outros aspectos pedagógicos. Assim o presente trabalho teve como objetivo conhecer as perspectivas e dificuldades enfrentadas pelos professores da área de Ciências no município de Quixadá-CE, utilizando-se de um método de abordagem qualitativo. A metodologia foi aplicada através da formação de grupos de estudos críticos/reflexivos, sobre a prática docente aplicada no município. Participaram da pesquisa professores de cinco escolas do município, em dois momentos no processo de escolha sobre os principais assuntos a serem discutidos de acordo com suas necessidade e anseios, e no processo de discussão nos grupos de estudos de aprofundamento sobre questões vivenciadas na sua prática pedagógica, principalmente aspectos relevantes ao período pós-pandemia. A pesquisa possibilitou a colaboração de todos os participantes através de ações com apresentação de seminários, palestras e encontros, envolvendo questões teóricas e práticas sobre as atividades docentes exercidas em cada escola, discutindo nos grupos sobre os anseios, dificuldades e possibilidades. As questões levantadas durante as discussões nos grupos auxiliarão na transformação do modelo atual de formação de professores aplicados na universidade, para que nossos futuros docentes estejam mais bem preparados para a realidade da sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20419_TB6358_03102023091536.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ IGOR ARAUJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Igor Araujo" "autor_email" => "jose.igor@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }