A Educação Infantil é uma etapa crucial na formação da criança, pois é nessa fase que ocorre um grande desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo discutir estratégias e desafios para promover uma aprendizagem significativa na Educação Infantil, com foco na Escola de Aplicação da UFPA. Onde a mesma tem se destacado na promoção de uma educação infantil de qualidade, buscando sempre estratégias que favoreçam uma aprendizagem significativa para as crianças. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, que incluiu observação participante, entrevistas com educadores e famílias, análise de documentos e registros da escola. O referencial teórico inclui a teoria sociocultural de Lev Vygotsky, a abordagem histórico-cultural, a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, e as diretrizes e documentos oficiais que norteiam a Educação Infantil no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e como Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Entre os principais resultados deste trabalho, destacam-se a importância da formação continuada de educadores, a valorização da diversidade e inclusão na Educação Infantil, a importância das relações familiares e sociais no processo educativo, e a necessidade de uma reflexão crítica sobre as práticas educativas. Além disso, são desenvolvidas algumas estratégias pedagógicas que podem contribuir para a promoção da aprendizagem significativa na Educação Infantil, como a utilização de jogos e brincadeiras, e a organização de projetos interdisciplinares.