Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96773
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2817
    "inscrito_id" => 7589
    "titulo" => "PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA"
    "resumo" => "A Educação Infantil é uma etapa crucial na formação da criança, pois é nessa fase que ocorre um grande desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo discutir estratégias e desafios para promover uma aprendizagem significativa na Educação Infantil, com foco na Escola de Aplicação da UFPA. Onde a mesma tem se destacado na promoção de uma educação infantil de qualidade, buscando sempre estratégias que favoreçam uma aprendizagem significativa para as crianças. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, que incluiu observação participante, entrevistas com educadores e famílias, análise de documentos e registros da escola. O referencial teórico inclui a teoria sociocultural de Lev Vygotsky, a abordagem histórico-cultural, a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, e as diretrizes e documentos oficiais que norteiam a Educação Infantil no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e como Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Entre os principais resultados deste trabalho, destacam-se a importância da formação continuada de educadores, a valorização da diversidade e inclusão na Educação Infantil, a importância das relações familiares e sociais no processo educativo, e a necessidade de uma reflexão crítica sobre as práticas educativas. Além disso, são desenvolvidas algumas estratégias pedagógicas que podem contribuir para a promoção da aprendizagem significativa na Educação Infantil, como a utilização de jogos e brincadeiras, e a organização de projetos interdisciplinares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7589_TB2817_09052023212513.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIA MIRLENE FIGUEIREDO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LIDIA MIRLENE"
    "autor_email" => "lidia.oliveira@iced.ufpa."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96773
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2817
    "inscrito_id" => 7589
    "titulo" => "PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA"
    "resumo" => "A Educação Infantil é uma etapa crucial na formação da criança, pois é nessa fase que ocorre um grande desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo discutir estratégias e desafios para promover uma aprendizagem significativa na Educação Infantil, com foco na Escola de Aplicação da UFPA. Onde a mesma tem se destacado na promoção de uma educação infantil de qualidade, buscando sempre estratégias que favoreçam uma aprendizagem significativa para as crianças. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, que incluiu observação participante, entrevistas com educadores e famílias, análise de documentos e registros da escola. O referencial teórico inclui a teoria sociocultural de Lev Vygotsky, a abordagem histórico-cultural, a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, e as diretrizes e documentos oficiais que norteiam a Educação Infantil no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e como Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Entre os principais resultados deste trabalho, destacam-se a importância da formação continuada de educadores, a valorização da diversidade e inclusão na Educação Infantil, a importância das relações familiares e sociais no processo educativo, e a necessidade de uma reflexão crítica sobre as práticas educativas. Além disso, são desenvolvidas algumas estratégias pedagógicas que podem contribuir para a promoção da aprendizagem significativa na Educação Infantil, como a utilização de jogos e brincadeiras, e a organização de projetos interdisciplinares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7589_TB2817_09052023212513.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIA MIRLENE FIGUEIREDO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LIDIA MIRLENE"
    "autor_email" => "lidia.oliveira@iced.ufpa."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Educação Infantil é uma etapa crucial na formação da criança, pois é nessa fase que ocorre um grande desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo discutir estratégias e desafios para promover uma aprendizagem significativa na Educação Infantil, com foco na Escola de Aplicação da UFPA. Onde a mesma tem se destacado na promoção de uma educação infantil de qualidade, buscando sempre estratégias que favoreçam uma aprendizagem significativa para as crianças. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, que incluiu observação participante, entrevistas com educadores e famílias, análise de documentos e registros da escola. O referencial teórico inclui a teoria sociocultural de Lev Vygotsky, a abordagem histórico-cultural, a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, e as diretrizes e documentos oficiais que norteiam a Educação Infantil no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e como Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Entre os principais resultados deste trabalho, destacam-se a importância da formação continuada de educadores, a valorização da diversidade e inclusão na Educação Infantil, a importância das relações familiares e sociais no processo educativo, e a necessidade de uma reflexão crítica sobre as práticas educativas. Além disso, são desenvolvidas algumas estratégias pedagógicas que podem contribuir para a promoção da aprendizagem significativa na Educação Infantil, como a utilização de jogos e brincadeiras, e a organização de projetos interdisciplinares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.