Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UMA PROPOSTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: FILMES DE ANIMAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, FILMES DE ANIMAÇÃO, ENSINO BÁSICO Comunicação Oral (CO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

Com a utilização cada vez maior de recursos didáticos no ensino da geografia, os filmes de animação surgem como uma proposta como recurso didático no ensino básico. Essa inovação possibilita uma nova forma de ensinar e aprender temas da geografia que estão inseridos em algumas animações de longa metragem. O presente artigo tem como objetivo apresentar quais temas estão contidos nos filmes de animação, “Os sem florestas”, “Madagascar 2”, e “A era do gelo 3 e 4”. Tais filmes permite que o professor trabalhe em suas aulas sobre conceitos chaves da geografia, tais como espaço, paisagem e território que estão presentes no filme “Madagascar 2”. A expansão urbana e a diminuição das florestas que consequentemente diminuirá o habitat dos animais selvagens, problemática abordada no filme “Os sem floretas” e a questão da separação dos continentes e a passagem da era glacial para a interglacial que estar presente no filme “A era do gelo 3 e 4”. Esses novos meios pedagógicos, da uma nova roupagem ao ensino da geografia que até pouco tempo era muito tradicionalista. Tendo em vista o crescente uso da tecnologia no mundo moderno a escola também tem o papel de inserir essa ferramenta como auxilio no ensino, dando uma nova metodologia de ensino para a geografia.

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