No ensino regular da educação básica, nos dias atuais, o componente curricular Língua Inglesa continua tendo diversos problemas no que se diz respeito ao processo de aprendizagem dos estudantes, incluindo a de compreender um texto na língua alvo. A partir dessas dificuldades enfrentadas pelos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais de escolas regulares, traremos uma breve pesquisa acerca das principais mudanças que sofreu o Ensino da Língua Inglesa no Brasil para fazermos um estudo da compreensão textual através das habilidades linguísticas - Reading (ler), Speaking (ouvir), Writing (escrever), Listening (áudio) – tendo como principal foco a habilidade Reading. Sendo assim, teremos uma discussão para entendermos a realidade do Ensino de Língua Inglesa, bem como os desafios encontrados dentro da sala de aula e algumas sugestões que podem ser aplicadas para um melhor resultado nas aulas da língua alvo. Para isso, será feita uma pesquisa bibliográfica que tem como base teórica, as leituras: o livro “Línguas Estrangeiras – Ensino e Aprendizagem” de Vilson J. Leffa (2016), a tese de Maria Regina Mendes Violante (2016), a tese da Suzi Aparecida Uechi (2006) e o livro How Teach English de Jeremy Harmer (2007).