Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO REMOTO NOS TEMPOS DE PANDEMIA: PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99313
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6142
    "inscrito_id" => 21124
    "titulo" => "ENSINO REMOTO NOS TEMPOS DE PANDEMIA: PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "resumo" => "A pandemia do COVID-19, modificou a rotina da população mundial e acarretou, dentre outras áreas, no campo educacional, mudanças bruscas em todos os seus setores, paralisando as atividades presenciais para se adaptarem à nova realidade. Nas Instituições de Ensino Superior do país a suspensão ocorreu em março de 2020 como uma estratégia emergencial, promovendo um esforço de seus gestores e professores no sentido de proporcionar aos seus alunos a continuidade das aulas, optando pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE). Frente a toda problemática decorrente deste período conturbado, esse trabalho buscou realizar uma pesquisa exploratória, com o intuito de investigar as percepções e as experiências individuais vividas pelos docentes dos Departamentos de Química da UFC, frente a aplicação do ERE durante a pandemia, apontando as estratégias aplicadas e as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento da atividade docente. Pode-se inferir da pesquisa que a pandemia afetou fortemente a educação de um modo geral, e na Química isso também foi percebido, especialmente em função da ausência das aulas práticas, utilizadas com o intuito de potencializar o processo de ensino-aprendizagem e facilitar a compreensão/contextualização dos assuntos teóricos abordados em sala de aula. Ressalta-se ainda que fatores como a importância do uso correto por parte dos professores das ferramentas digitais, das metodologias ativas, assim como a formação docente e os desafios do ERE foram de grande importância e tiveram um papel importante na configuração vivenciada durante a pandemia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID21124_TB6142_04102023221813.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIAMIS DO NASCIMENTO LOPES"
    "autor_nome_curto" => "THAIAMIS"
    "autor_email" => "thaiamis2000@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99313
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6142
    "inscrito_id" => 21124
    "titulo" => "ENSINO REMOTO NOS TEMPOS DE PANDEMIA: PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "resumo" => "A pandemia do COVID-19, modificou a rotina da população mundial e acarretou, dentre outras áreas, no campo educacional, mudanças bruscas em todos os seus setores, paralisando as atividades presenciais para se adaptarem à nova realidade. Nas Instituições de Ensino Superior do país a suspensão ocorreu em março de 2020 como uma estratégia emergencial, promovendo um esforço de seus gestores e professores no sentido de proporcionar aos seus alunos a continuidade das aulas, optando pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE). Frente a toda problemática decorrente deste período conturbado, esse trabalho buscou realizar uma pesquisa exploratória, com o intuito de investigar as percepções e as experiências individuais vividas pelos docentes dos Departamentos de Química da UFC, frente a aplicação do ERE durante a pandemia, apontando as estratégias aplicadas e as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento da atividade docente. Pode-se inferir da pesquisa que a pandemia afetou fortemente a educação de um modo geral, e na Química isso também foi percebido, especialmente em função da ausência das aulas práticas, utilizadas com o intuito de potencializar o processo de ensino-aprendizagem e facilitar a compreensão/contextualização dos assuntos teóricos abordados em sala de aula. Ressalta-se ainda que fatores como a importância do uso correto por parte dos professores das ferramentas digitais, das metodologias ativas, assim como a formação docente e os desafios do ERE foram de grande importância e tiveram um papel importante na configuração vivenciada durante a pandemia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID21124_TB6142_04102023221813.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIAMIS DO NASCIMENTO LOPES"
    "autor_nome_curto" => "THAIAMIS"
    "autor_email" => "thaiamis2000@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A pandemia do COVID-19, modificou a rotina da população mundial e acarretou, dentre outras áreas, no campo educacional, mudanças bruscas em todos os seus setores, paralisando as atividades presenciais para se adaptarem à nova realidade. Nas Instituições de Ensino Superior do país a suspensão ocorreu em março de 2020 como uma estratégia emergencial, promovendo um esforço de seus gestores e professores no sentido de proporcionar aos seus alunos a continuidade das aulas, optando pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE). Frente a toda problemática decorrente deste período conturbado, esse trabalho buscou realizar uma pesquisa exploratória, com o intuito de investigar as percepções e as experiências individuais vividas pelos docentes dos Departamentos de Química da UFC, frente a aplicação do ERE durante a pandemia, apontando as estratégias aplicadas e as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento da atividade docente. Pode-se inferir da pesquisa que a pandemia afetou fortemente a educação de um modo geral, e na Química isso também foi percebido, especialmente em função da ausência das aulas práticas, utilizadas com o intuito de potencializar o processo de ensino-aprendizagem e facilitar a compreensão/contextualização dos assuntos teóricos abordados em sala de aula. Ressalta-se ainda que fatores como a importância do uso correto por parte dos professores das ferramentas digitais, das metodologias ativas, assim como a formação docente e os desafios do ERE foram de grande importância e tiveram um papel importante na configuração vivenciada durante a pandemia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.