O autismo ou transtorno do espectro autista se caracteriza por comportamento atípico, suscitando a necessidade de metodologia adequada no âmbito educacional e social. O presente estudo tem por objetivo compreender quais metodologias, estratégias e recursos pedagógicos podemos contemplar na abordagem da criança com TEA e conhecer como se dá a práxis metodológica, dada a emergente necessidade em atuar com crianças com Transtorno do Espectro Autista. Assim, utiliza-se uma metodologia qualitativa, através da revisão bibliográfica, onde foram analisados artigos pesquisados nas bases de dados Scielo, Redalyc, PubMed e livros de importantes autores que versam sobre o presente tema. Foi possível concluir que todas as medidas pedagógicas e modelos de tratamento tais como: Modelo Teacch, Modelo Denver, Abordagem Floortime, Análise Comportamental Aplicada, tratamento farmacológico e psicanálise, bem como as intervenções na linguagem, o uso de jogos e lúdicos, abordagem familiar e as PECS, demonstraram serem positivos ao tratamento do autismo. Apresentam evolução em todas as esferas, oferecendo ganhos ao comportamento do autista e também propiciando conquistas para a família.