Este trabalho decorre das análises iniciais da pesquisa intitulada "Da possibilidade da criança negra se ver representada: um estudo sobre as bibliotecas e os empréstimos de livros de literatura infanto-juvenil negra em escolas do RN central” e tem como objetivo apresentar considerações sobre os resultados do levantamento in loco feito nas bibliotecas e salas de leitura de escolas públicas da região central do Rio Grande do Norte. Essas ponderações se ancoram no mapeamento do acervo bibliotecário, apresentando reflexões sobre o quantitativo de obras da literatura afro-brasileira infanto-juvenil, e nos aspectos organizacionais das bibliotecas e salas de leitura, correlacionando, tais dados, às possibilidades de trabalho literário nestes espaços. O arcabouço teórico abarca os estudos decoloniais e interculturais, como também, os estudos críticos emancipatórios e humanizadores, que nos fazem refletir sobre as problemáticas centradas na perpetuação histórica da cultura literária infanto-juvenil hegemônica e dos mecanismos de exclusão que tal cultura promove nas representações infantis e juvenis. Também nos fazem pensar sobre os ambientes bibliotecários e pautá-los como espaços de cultura, de relações e de criação. O processo metodológico tem natureza qualitativa, se utilizando do método da análise temática, uma vertente da Análise de Conteúdo, a qual possui uma sistemática que deixa emergir os sentidos dos objetos e fenômenos investigados. Os resultados e considerações da pesquisa anunciam a perspectiva organizacional e o quantitativo do acervo racial negro presentes nos espaços literários das escolas investigadas e as possibilidades das práticas de leitura com a literatura afro-brasileira nesses espaços literários. Essas possibilidades de práticas inclusivas, em relação a literatura afro-brasileira, consideram, além do seu potencial criador e cultural, a insuficiência editorial, as invisibilidades e os preconceitos ainda existentes com essa literatura.