Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: CRIANDO CONCEITOS A PARTIR DA AUDIODESCRIÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98944
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5667
    "inscrito_id" => 18713
    "titulo" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: CRIANDO CONCEITOS A PARTIR DA AUDIODESCRIÇÃO"
    "resumo" => "Apesar de todo avanço tecnológico no âmbito da educação, ainda vislumbramos muitos obstáculos em relação a adaptação de aulas para alunos com necessidades especiais. Essa problemática vem sendo desafiadora para pais e professores. Nesse sentido, estudos realizados sobre a inclusão da pessoa com deficiência apontam o grande interesse da sociedade e do poder público em incluí-los de forma plena, porém são muitos os desafios que vão desde a capacitação dos profissionais da educação, difícil acesso a materiais específicos, até aos conteúdos limitados das aulas. Partindo dessa premissa, esse resumo tem por finalidade demonstrar a relevância do Produto Educacional (PE), aplicando a Tecnologia Assistiva no Ensino de Fisiologia Humana para alunos com deficiência visual. Em observação às aulas de Fisiologia com o uso de slides, percebe-se que, o aluno com deficiência visual por não enxergar obviamente o material ali apresentado mesmo com a fala explicativa do professor, se revela um pouco perdido. A ideia, entretanto, é adaptar a essas aulas um novo Produto Educacional com meio de mediação como o uso de podcast. Em um primeiro momento foi realizado uma observação sistematizada no ambiente de aula do sujeito da pesquisa. Sendo enfatizadas a observação dos seguintes elementos: As dimensões da sala, quantidade de alunos, a dinâmica do professor e sua abordagem com o participante em questão. Também foi observada os recursos visuais utilizados pelo docente. A partir das informações obtidas serão organizados podcasts descritivos das imagens fundantes utilizadas nas aulas em questão. O participante receberá os podcasts, e os utilizará na sua rotina de estudo. Posterior a utilização dos materiais, será reaplicada a entrevista semiestruturada, contendo as mesmas questões, de modo a verificiar os efeitos dos podcasts na construção dos conhecimento do participante. O trabalho tem como foco a utilização da Tecnologia Assistiva a partir da audiodescrição no Ensino de Fisiologia Humana para alunos com deficiência visual. Trata-se de um estudo qualitativo por meio do qual será comparado o grau de compreensão dos conteúdos visualizados nas imagens fundantes antes e após a utilização de um instrumento auxiliar na forma de podcast. A análise dos dados será baseada na descrição e interpretação do relato apresentado pelo participante da pesquisa de modo a visualizar os impactos da ferramenta de audiodescrição no aprendizado do estudante em questão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18713_TB5667_28062023202822.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE CUNHA GAMA"
    "autor_nome_curto" => "LILIANE"
    "autor_email" => "lilianecgcastro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98944
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5667
    "inscrito_id" => 18713
    "titulo" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: CRIANDO CONCEITOS A PARTIR DA AUDIODESCRIÇÃO"
    "resumo" => "Apesar de todo avanço tecnológico no âmbito da educação, ainda vislumbramos muitos obstáculos em relação a adaptação de aulas para alunos com necessidades especiais. Essa problemática vem sendo desafiadora para pais e professores. Nesse sentido, estudos realizados sobre a inclusão da pessoa com deficiência apontam o grande interesse da sociedade e do poder público em incluí-los de forma plena, porém são muitos os desafios que vão desde a capacitação dos profissionais da educação, difícil acesso a materiais específicos, até aos conteúdos limitados das aulas. Partindo dessa premissa, esse resumo tem por finalidade demonstrar a relevância do Produto Educacional (PE), aplicando a Tecnologia Assistiva no Ensino de Fisiologia Humana para alunos com deficiência visual. Em observação às aulas de Fisiologia com o uso de slides, percebe-se que, o aluno com deficiência visual por não enxergar obviamente o material ali apresentado mesmo com a fala explicativa do professor, se revela um pouco perdido. A ideia, entretanto, é adaptar a essas aulas um novo Produto Educacional com meio de mediação como o uso de podcast. Em um primeiro momento foi realizado uma observação sistematizada no ambiente de aula do sujeito da pesquisa. Sendo enfatizadas a observação dos seguintes elementos: As dimensões da sala, quantidade de alunos, a dinâmica do professor e sua abordagem com o participante em questão. Também foi observada os recursos visuais utilizados pelo docente. A partir das informações obtidas serão organizados podcasts descritivos das imagens fundantes utilizadas nas aulas em questão. O participante receberá os podcasts, e os utilizará na sua rotina de estudo. Posterior a utilização dos materiais, será reaplicada a entrevista semiestruturada, contendo as mesmas questões, de modo a verificiar os efeitos dos podcasts na construção dos conhecimento do participante. O trabalho tem como foco a utilização da Tecnologia Assistiva a partir da audiodescrição no Ensino de Fisiologia Humana para alunos com deficiência visual. Trata-se de um estudo qualitativo por meio do qual será comparado o grau de compreensão dos conteúdos visualizados nas imagens fundantes antes e após a utilização de um instrumento auxiliar na forma de podcast. A análise dos dados será baseada na descrição e interpretação do relato apresentado pelo participante da pesquisa de modo a visualizar os impactos da ferramenta de audiodescrição no aprendizado do estudante em questão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID18713_TB5667_28062023202822.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE CUNHA GAMA"
    "autor_nome_curto" => "LILIANE"
    "autor_email" => "lilianecgcastro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Apesar de todo avanço tecnológico no âmbito da educação, ainda vislumbramos muitos obstáculos em relação a adaptação de aulas para alunos com necessidades especiais. Essa problemática vem sendo desafiadora para pais e professores. Nesse sentido, estudos realizados sobre a inclusão da pessoa com deficiência apontam o grande interesse da sociedade e do poder público em incluí-los de forma plena, porém são muitos os desafios que vão desde a capacitação dos profissionais da educação, difícil acesso a materiais específicos, até aos conteúdos limitados das aulas. Partindo dessa premissa, esse resumo tem por finalidade demonstrar a relevância do Produto Educacional (PE), aplicando a Tecnologia Assistiva no Ensino de Fisiologia Humana para alunos com deficiência visual. Em observação às aulas de Fisiologia com o uso de slides, percebe-se que, o aluno com deficiência visual por não enxergar obviamente o material ali apresentado mesmo com a fala explicativa do professor, se revela um pouco perdido. A ideia, entretanto, é adaptar a essas aulas um novo Produto Educacional com meio de mediação como o uso de podcast. Em um primeiro momento foi realizado uma observação sistematizada no ambiente de aula do sujeito da pesquisa. Sendo enfatizadas a observação dos seguintes elementos: As dimensões da sala, quantidade de alunos, a dinâmica do professor e sua abordagem com o participante em questão. Também foi observada os recursos visuais utilizados pelo docente. A partir das informações obtidas serão organizados podcasts descritivos das imagens fundantes utilizadas nas aulas em questão. O participante receberá os podcasts, e os utilizará na sua rotina de estudo. Posterior a utilização dos materiais, será reaplicada a entrevista semiestruturada, contendo as mesmas questões, de modo a verificiar os efeitos dos podcasts na construção dos conhecimento do participante. O trabalho tem como foco a utilização da Tecnologia Assistiva a partir da audiodescrição no Ensino de Fisiologia Humana para alunos com deficiência visual. Trata-se de um estudo qualitativo por meio do qual será comparado o grau de compreensão dos conteúdos visualizados nas imagens fundantes antes e após a utilização de um instrumento auxiliar na forma de podcast. A análise dos dados será baseada na descrição e interpretação do relato apresentado pelo participante da pesquisa de modo a visualizar os impactos da ferramenta de audiodescrição no aprendizado do estudante em questão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.