GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100657 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8051 "inscrito_id" => 379 "titulo" => "GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Esse artigo tem como objetivo apresentar as habilidades e competências do componente curricular Geografia para o Ensino Fundamental. Como metodologia, foi feita uma pesquisa documental com a análise de conteúdo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). O componente curricular Geografia tem por base a educação geográfica e cartográfica. A educação geográfica ocorre por meio da formação dos conceitos estruturantes: espaço geográfico; território; região; lugar; paisagem; e escala. Como também, por meio do desenvolvimento do raciocínio geográfico: localização; extensão; distribuição; analogia; diferenciação; conexão; e ordem. A educação cartográfica ocorre através da alfabetização cartográfica e da cartografia: visão horizontal, oblíqua e vertical; imagem bidimensional e tridimensional; pontos, linhas e superfícies; título, legenda, orientação, localização e escala; globo, mapas, cartas, plantas, croquis e maquetes. A Educação Ambiental, juntamente com a Educação para o Consumo, está associada ao tema transversal Meio Ambiente. No componente curricular Geografia, a Educação Ambiental está presente na unidade temática: Natureza, Ambientes e Qualidade de Vida. As habilidades que são desenvolvidas nessa unidade temática promovem o desenvolvimento das competências socioambientais. A abordagem dessas habilidades e competências no Ensino Fundamental deve estar associada: às teorias socioambientais; aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); aos 5 Ps da Sustentabilidade; à Economia Circular; aos 5 Rs da Sustentabilidade; e às soluções sustentáveis - empreendimentos, objetos e brinquedos ecológicos; robótica sustentável; mídias digitais, culinária, literatura, teatro, dança, música e artes visuais relacionadas ao Meio Ambiente; e hortas orgânicas com jardins sensoriais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID379_TB8051_13112023120249.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO AUGUSTO NOGUEIRA DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "queiroztan@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100657 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8051 "inscrito_id" => 379 "titulo" => "GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Esse artigo tem como objetivo apresentar as habilidades e competências do componente curricular Geografia para o Ensino Fundamental. Como metodologia, foi feita uma pesquisa documental com a análise de conteúdo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). O componente curricular Geografia tem por base a educação geográfica e cartográfica. A educação geográfica ocorre por meio da formação dos conceitos estruturantes: espaço geográfico; território; região; lugar; paisagem; e escala. Como também, por meio do desenvolvimento do raciocínio geográfico: localização; extensão; distribuição; analogia; diferenciação; conexão; e ordem. A educação cartográfica ocorre através da alfabetização cartográfica e da cartografia: visão horizontal, oblíqua e vertical; imagem bidimensional e tridimensional; pontos, linhas e superfícies; título, legenda, orientação, localização e escala; globo, mapas, cartas, plantas, croquis e maquetes. A Educação Ambiental, juntamente com a Educação para o Consumo, está associada ao tema transversal Meio Ambiente. No componente curricular Geografia, a Educação Ambiental está presente na unidade temática: Natureza, Ambientes e Qualidade de Vida. As habilidades que são desenvolvidas nessa unidade temática promovem o desenvolvimento das competências socioambientais. A abordagem dessas habilidades e competências no Ensino Fundamental deve estar associada: às teorias socioambientais; aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); aos 5 Ps da Sustentabilidade; à Economia Circular; aos 5 Rs da Sustentabilidade; e às soluções sustentáveis - empreendimentos, objetos e brinquedos ecológicos; robótica sustentável; mídias digitais, culinária, literatura, teatro, dança, música e artes visuais relacionadas ao Meio Ambiente; e hortas orgânicas com jardins sensoriais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID379_TB8051_13112023120249.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO AUGUSTO NOGUEIRA DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "queiroztan@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }