O presente artigo, oriundo de uma tese doutoral em Ciências da Educação, intitulada “Alfabetização escolar: um estudo da prática didático-pedagógica do docente frente a dimensão da turma nas escolas públicas municipais da cidade de Araruama/ RJ – Brasil”, que foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa – CEP, tem como sujeitos de investigação 65 professoras que atuam em turmas regulares do 1º ano do ensino fundamental (alfabetização escolar) do primeiro segmento que fazem parte das 36 escolas da Rede Municipal de Ensino de Araruama, busca identificar as concepções das professoras do 1º ano do ensino fundamental em relação as políticas de alfabetização e a relação com sua prática e compreender como o tamanho da turma influencia, positivamente ou negativamente, na prática didático-pedagógica do professor em sala de aula. A pesquisa justifica-se por tratar-se da questão do tamanho da turma como um fator que pode acarretar dificuldades nas práticas didático-pedagógicas de alfabetização. Já as políticas públicas na área da educação dizem respeito aos programas e ações desenvolvidos pelo governo. No presente artigo os programas tratam especificamente do PNAIC e da PNA. O estudo se enquadra no estudo descritivo e se fundamenta na abordagem quantitativa uma vez que a análise dos dados se dá por meio da aplicação de um questionário estruturado onde se buscou verificar a perspectivas dos sujeitos da pesquisa. As principais conclusões, por meio da análise de dados levantados, a luz do referencial teórico utilizado, apontam que os programas e ações das políticas públicas de alfabetização escolar são essenciais para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula; e que houve uma descontinuidade dessas políticas ao longo do tempo; e que a diminuição do tamanho da turma favorece as ações didático-pedagógicas dos docentes, práticas essas que são essenciais para a concretização do processo de ensino-aprendizagem, em sala de aula.