A confecção de brinquedos estimula na criança o desenvolvimento de diversos aspectos sociais, dentre eles a criatividade, a autonomia e a socialização, elementos essenciais para um bom convívio em sociedade. As crianças, porém, não estão habituadas a confeccionar seus próprios brinquedos, mas a recebê-los já prontos, o que carrega consigo um lugar comum do brinquedo, restringindo a imaginação. Diante desse fato, pensamos na possibilidade de elas construírem seus próprios brinquedos, dando-lhes um protagonismo, colocando-as como construtoras de seu processo de aprendizagem. Além disso, pensar em uma sociedade consciente se faz importante para a preservação do meio ambiente, o que nos faz considerar que o trabalho pedagógico desenvolvido na educação infantil tem sua relevância para uma conscientização socioambiental. O objetivo deste trabalho, então, é descrever uma proposta em que se trabalhou a consciência sustentável por meio da construção de brinquedos com materiais não estruturados na Educação Infantil, com base em Santana (2011) e Kishimoto (2010).Os materiais utilizados foram os mais diversificados: alguns foram obtidos a partir de uma coleta no ambiente escolar, como os rolinhos de papel higiênico e algumas caixas de papelão; outros, como garrafas, tampinhas e revistas, foram pedidos às famílias dos alunos. No primeiro momento, as crianças ficaram muito intrigadas para saber o que seria feito com todo aquele material. Depois, elas mesmos foram sugerindo algumas possibilidades de atividades, em momentos de conversas informais entre elas. A educadora, como ponto de partida, organizou uma roda de conversa sobre o que seria feito com o material e os alunos demostraram estranhamento e resistência na possibilidade de o “lixo” se transformar em brinquedos. Durante o processo, houve engajamento por parte dos estudantes e eles expressaram a importância em cuidar do planeta, bem como o desejo em construir outros brinquedos. Como resultados, percebeu-se a importância de trabalhar a conscientização socioambiental na educação infantil, o que pode contribuir significativamente para a consciência sustentável.