O presente artigo objetiva investigar como se dá a abordagem do "racismo ambiental" no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental do IFBA, Campus Vitória da Conquista. Isso porque entende-se que o racismo ambiental representa uma clara violação dos direitos humanos na esfera ambiental. Assim, o referido tema, relaciona as desigualdades raciais e à distribuição desigual de poder, a questões como os bens ambientais e o acesso a um meio ambiente saudável, como, aliás, está preconizado no art. 225, caput, da Constituição Federal de 1988. Destaca-se que o surgimento desse conceito está ligado à construção social das desigualdades raciais e à forma como estruturas de poder e sistemas de opressão moldam as condições ambientais vivenciadas por comunidades racialmente marginalizadas. Assim, se nos EUA o movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos, liderado por Martin Luther King, impulsionou a emergência dos debates sobre o racismo ambiental, no contexto brasileiro, o tema não pode ser compreendido sem se considerar o legado da escravidão, a resistência negra, o processo colonial, a marginalização da população negra na República recém-instalada, a ditadura militar e o processo de redemocratização. Este trabalho evidencia a concentração de riqueza e o desrespeito à dignidade humana, destacando que a desigualdade e a exclusão presentes no país tem raízes raciais e desdobramentos ambientais, motivo pelo qual devem ser abordados nos Cursos de Engenharia Ambiental. Constatou-se que, no Instituto Federal da Bahia, Campus Vitória da Conquista, o curso de Engenharia Ambiental busca uma formação interdisciplinar com enfoque nas questões econômicas, sociais e ético-ambientais, valorizando o regionalismo, o povo e a história local. No entanto, o estudo apontou a falta de abordagem específica sobre o tema do racismo ambiental no PPC investigado. Isso, contudo, não é um óbice para a abordagem interdisciplinar do tema no ensino, na pesquisa e na extensão, o que, ao certo, é potencializado pelas características do curso. A pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, por meio de pesquisa exploratória, bibliográfica e documental.