O objetivo do presente artigo é realizar uma reflexão teórica acerca dos fatores que dizem respeito ao fenômeno da infrequência escolar, a partir da prática profissional de olhares diferenciados de profissionais, que formam a equipe multiprofissional do Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (CEMASP) da cidade de Manaus. O CEMASP, tem como função principal contribuir no enfrentamento da infrequência escolar, além de reduzir o número de Ficha de Acompanhamento do Aluno Infrequente (FICAI) e melhorar o desempenho acadêmico dos alunos. A metodologia de trabalho define-se pela análise dos casos de infrequência, visitas domiciliares no ambiente familiar dos alunos infrequentes para identificar as causas e os encaminhamentos essenciais para transformação dessa realidade, bem como favorecer a efetivação da garantia da cidadania, do acesso e permanência de crianças e adolescentes na escola, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Diante disso, os diferentes saberes favorecem uma melhor compreensão desse fenômeno em uma sociedade cada vez mais complexa, onde os aspectos biopsicossociais podem afetar o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, conforme posto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN).