O presente trabalho consiste em uma revisão bibliográfica narrativa em torno do tema Unidade de ensino Potencialmente Significativa (UEPS), e sua eficácia em sala de aula na disciplina de química. Como Principais aportes teóricos foram o trabalho de conclusão de curso de Dhésica Salgado, a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Marco Antonio Moreira que retrata os aspectos sequenciais de uma UEPS, tal recorte retrata o processo de avanço conceitual e o desenvolvimento de subsunçores com o uso da sequencia UEPS para o conteúdo de Soluções Químicas. Ao trabalhar com o estudante a aprendizagem significativa o professor precisa considerar o conhecimento existente na estrutura cognitiva do mesmo, e dessa forma estruturar os materiais de ensino, nessa perspectiva, se os instrumentos utilizados de forma lógica permitirem com que os estudantes desenvolvam a capacidade de explicar a seu modo e de terem diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, Marco Antônio Moreira afirma que a UEPS foi exitosa, dessa forma, os resultados obtidos por Dhésica Salgado implicam tal êxito, pois os estudantes conforme a sequencia de ensino obtiveram a facilidade de explicar os conceitos principais das soluções químicas tais como misturas homogênea e heterogênea além de desenvolverem a capacidade de diferenciarem e de reconciliarem as definições conceituais.