O presente capítulo trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica sobre a promoção da saúde mental nas escolas e como os professores podem auxiliar. Percebeu-se nas pesquisas, que o caminho para a promoção da saúde mental é o diálogo e buscar parcerias com instituições que contenham uma equipe interdisciplinar, como médicos, psicólogos, psiquiatras, psicopedagogos, para estarem levando capacitação para os profissionais da educação, pois o professor capacitado poderá contribuir na promoção da saúde mental dos seus alunos, percebendo e intervindo quando necessário. O professor por ficar muito tempo com seus alunos, consegue perceber quando há alguma coisa diferente, portanto, capacitar o profissional para lidar com essas situações é de suma importância. Convém ressaltar também que, para haver qualidade no ensino faz-se necessário que os profissionais da educação estejam bem com sua saúde mental, para posteriormente contribuir com os educandos e até mesmo com a comunidade escolar. Esta pesquisa traz na sua essência uma diversidade de episteme, saberes novos, saberes estes, que se faz nas relações com outros, com apoio, diálogo recíproco e verdadeiro entre os pares e políticas públicas.