Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO BASEADA NA APRENDIZAGEM POR PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este estudo visa analisar a experiência de reorganização curricular em uma escola da rede SESI de ensino pela perspectiva de docentes envolvidos na proposta. A referida reorganização teve como pressuposto a pedagogia de projeto, que implicou a aprendizagem por investigação e a globalização do conhecimento pela integração das disciplinas (HERNANDEZ; VENTURA, 1998). O currículo construído no cotidiano foi bastante impactado e, para compreender essa experiência, fizemos um percurso em que procuramos perscrutar, por meio de análise de documentos e relatos de experiência: como os conteúdos, competências e temas foram pensados na organização do currículo; e quais procedimentos e estratégias didáticas vem sendo desenvolvidas pelos docentes ao longo do projeto. Realizamos uma investigação participativa, envolvendo 20 professores que atuam do 6º ao 9º ano do ensino fun.damental II. Os resultados do estudo revelam que a construção coletiva do currículo baseado em projetos, investigação e globalização do conhecimento necessitou de alinhamento contínuo da equipe, formação continuada e negociações com uma estrutura de escola a qual também necessita ser modificada para atender as demandas pedagógicas emergentes. Ademais, à luz da perspectiva do ciclo de políticas de Ball (1989), ficou claro que, além dos pressupostos teóricos compartilhados pela equipe, a produção do currículo partiu do contexto oficial (documentos curriculares) e, principalmente, do repertório do corpo docente e da análise dos professores no que concerne às lacunas pedagógicas e às potencialidades dos estudantes daquela comunidade escolar. Da mesma forma, as estratégias metodológicas foram desenvolvidas a partir do processo criativo dos docentes, que construíram o currículo mesclando vivências muito, pouco ou nada tradicionais, num processo de recontextualização por hibridismo (BALL, 1989), em que há um diálogo com discurso de vários campos e uma desterritorialização, traduzindo-os no contexto da prática.

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