Este estudo, intitulado: Práticas Avaliativas em Língua Portuguesa a partir da pandemia do Covid-19, tem como objetivo apresentar práticas avaliativas de docentes na língua portuguesa a partir do período pandêmico no município de Ipiranga do Piauí. Nos momentos finais do ano de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta acerca da disseminação em escala mundial de um tipo de vírus ainda não identificado antes em seres humanos. Tratava-se da emergência da devastadora pandemia do COVID-19, a qual promoveu impactos imensuráveis em todas as dimensões sociais, dentre as quais esteve a Educação. Diante da exigência epidemiológica de isolamento social, assumiu-se no ensino a modalidade remota, o que acarretou em novos desafios no que diz respeito à pratica docente, notadamente em relação à avaliação da aprendizagem. Pensando nisso, questionamos qual o legado das práticas avaliativas do período pandêmico que se estende até o atual momento? No percurso metodológico, utilizou-se de instrumentos como o questionário, bem como a observação de práticas avaliativas utilizadas em salas de aula do ensino fundamental. O presente estudo fundamentou-se em autores, como: Hoffmann (2009), Luckesi (2013), Sant’Anna (1995), entre outros. Constata-se, a priori, a vigência de práticas centradas na examinação, tomando esta em seu sentido classificatório, ao enfatizar o ranqueamento dos alunos em aprovados ou reprovados. Isto, em detrimento de uma avaliação que objetiva promover a aprendizagem efetiva, tomando-na como parte do processo educativo e não como mero resultado final deste.