Sabe-se que o ensino da genética pode ser desafiador para os educandos por se tratar de um conteúdo com uma quantidade de conceitos que não são comumente encontrados no seu cotidiano. Além disso, muitos docentes aderem a maneira tradicional de ensino, onde se utilizam aulas expositivas, cruzamentos e combinações, métodos estes que estão há décadas sendo repassados na disciplina de genética, estes fatores podem resultar num baixo rendimento na disciplina e a falta de interesse no assunto. Por meio dessa perspectiva, o uso da ludicidade se apresenta como uma ferramenta interessante, pois gera a possibilidade de tornar as aulas mais interativas e estimulantes favorecendo a construção, desenvolvimento e conhecimento do aluno. Nesse contexto, foi elaborada uma metodologia lúdica intitulada: ‘’Genética Bruxa e o uso do Universo Harry Potter nas aulas de Genética’’ com o intuito de relacionar a genealogia das famílias bruxas, suas principais características como por exemplo “Nascidos Trouxas” com os seguintes conceitos de genética: DNA, genes, cruzamentos, genótipos, fenótipos, alelos recessivos, alelos dominantes, dentre outros. Desse modo, objetiva-se com o presente trabalho apresentar esta metodologia criada inicialmente para alunos do ensino médio. Para identificar a percepção destes alunos a respeito do uso da metodologia desenvolvida, foi realizado uma pesquisa de opinião com 30 alunos, através da aplicação de questionário. Como resultado, obtivemos uma boa devolutiva dos alunos, onde em sua maioria aprovaram a metodologia utilizada.