As dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência de modo geral, ultrapassam o campo da acessibilidade, posto que é indubitável que o capacitismo que define os sujeitos pela sua capacidade, a compreensão da própria deficiência e da subjetividade individual atingem a forma como o indivíduo se vê e se coloca no mundo. Desse modo, o presente trabalho de relato de experiência destaca uma visão da monitoria inclusiva por parte das monitoras, através do convívio dentro da Unidade Acadêmica de Psicologia (UAPSI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), destacando as principais dificuldades em relação ao serviço prestado e pontuações elencadas por quatro estudantes acompanhados, sendo eles dois alunos com deficiência visual, uma com deficiência física e outra com deficiência parcial auditiva. Nesse sentido, é exposta uma visão da PCD (Pessoa com Deficiência) no meio acadêmico de ensino superior, além das dificuldades de permanência e percepções subjetivas indagadas pelas discentes dentro da comunidade acadêmica. Concluiu-se, portanto, que há a necessidade de publicações nessa área de conhecimento para que haja uma maior garantia de direitos e dignidade humana, bem como adoção de medidas que facilitem a relação da pessoa com deficiência com a unidade de ensino conforme visto na Declaração Universal dos Direitos Humanos e nas legislações vigentes.