Mesmo com muitos avanços envolvendo vários métodos de ensino, a utilização da ludicidade através de jogos não é tão decorrente no Ensino Médio, principalmente nas escolas públicas. Os jogos lúdicos por sua vez, são muito atrativos, onde, os mesmos se distanciam da aprendizagem mecânica, aproximando-se cada vez mais de uma aprendizagem mais significativa. Logo, o presente estudo, retrata-se os tópicos do lúdico como, a importância de estudar Química. Neste aspecto, discuti-se sobre à necessidade em compreender e aprender conceitos da disciplina, além de mostrar os benefícios de conhecimento que o aluno pode conduzir ao longo da sua trajetória como estudante. Em um segundo momento, analisa-se o conceito e as funções do lúdico, apresentando indagações de autores em relação a temática abordada. No último tópico do trabalho, será demonstrado alguns jogos importantes que podem ser trabalhados em relação ao conteúdo abordado no componente curricular da disciplina de Química. Nessa pesrpectiva, a pesquisa mencionada trata-se de um trabalho bibliográfico descritivo em relação ao tema Lúdico. No trabalho citado, utilizou-se fontes de pesquisa como Periódico Capes e o Google Acadêmico, e a partir desses meios, foi possível desfrutar de diversos materiais de estudo acerca do assunto abordado. Analisou-se através dos resultados que, quando a discussão é referente ao cenário educacional, diversos escritores apresentaram suas ideias e propostas em busca de melhorias no ambiente escolar. Logo, concluindo que os jogos lúdicos é uma ferramenta de grande importância para o ensino da química, porém, desde que esse método seja utilizado de forma certa como: proporcionando o lúdico e o educativo ao mesmo nível e assim, alcançar bons resultados no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Química do ensino médio.