RESUMO A lei 10.639/03 instituiu a obrigatoriedade da inserção dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos das instituições educacionais. Passados 20 anos da promulgação da referida lei ainda lutamos pela efetivação dessas inclusões nos currículos escolares. O ensino de geografia pode ser muito útil para complementar o ensino de história e cultura afro-brasileira, pois permite uma compreensão mais aprofundada do contexto geográfico, social e cultural em que ocorreram os eventos históricos e as manifestações culturais das populações afrodescendentes no Brasil. O estudo da geografia ajuda a entender a distribuição geográfica dos povos africanos que foram trazidos para o Brasil como escravizados e como essa distribuição influenciou a formação de comunidades afrodescendentes, entre elas os quilombos, em diferentes regiões do país. Além disso, pode auxiliar a entender a relação entre a escravidão e a economia brasileira, bem como a influência no desenvolvimento de diferentes formas de resistência e luta dos povos africanos e seus descendentes. Dessa forma, essa pesquisa analisou a roteirização dos conteúdos de Geografia para o Ensino Fundamental – anos finais com o objetivo de localizar a presença da temática relacionada à história e cultura afro-brasileira e africana na perspectiva do cumprimento das exigências legais. Metodologicamente essa pesquisa se configura como qualitativa, orientada pela análise de conteúdo (BARDIN, 2011), de forma que foram analisados o livro “Por dentro da Geografia “de Wagner Costa Ribeiro, Editora Saraiva (2018) a contendo sequência de conteúdos estabelecidos para cada ano. No entanto, a pesquisa evidenciou que os conteúdos aparecem textualmente expressos somente no 8º ano e aponta para a necessidade da inserção da temática nos demais anos desse nível de ensino. Palavras-chave: Geografia; Ensino das relações étnico-raciais; Ensino Fundamental; Roteirização.