As teorias que norteiam o ensino de Língua Portuguesa, cada vez mais, orientam uma aproximação das relações entre ensino e aprendizagem, que devem fazer parte das práticas em sala de aula, com o contexto em que os estudantes se inserem. Nessa discussão, a relevância de uma abordagem dos diversos gêneros discursivos/textuais, na perspectiva de Bakhtin (1993) e Marcuschi (2003), que aborde composição, estilo e conteúdo temático é muito relevante para o desenvolvimento desse processo, sobretudo quando se inserem nele textos que fazem parte da vida cotidiana dos estudantes, pois é a partir dessa abordagem que eles começam a perceber sentido no ensino da língua. Além disso, quando se volta o foco do ensino para os gêneros, nitidamente, se nota a necessidade de não se desconsiderar um estudo sobre os muitos textos que fazem parte das vivências desses estudantes, que se constituíram e que ainda permanecem na oralidade de muitos deles. Assim, a valorização da oralidade, composta, principalmente, por textos que partem do imaginário local, assume um importante papel e contribui na construção do conhecimento dos estudantes. Para isso, a organização de uma sequência didática, como orientam Schneuwly & Dolz (2004) torna-se preponderante para que se alcancem os objetivos almejados nesta pesquisa. Para tanto, este trabalho objetiva desenvolver e apresentar resultados de atividades de retextualização, utilizando como base os gêneros lenda urbana e conto, fazendo uso do imaginário local dos estudantes de uma escola pública da cidade Belém-PB.