A educação é considerada como forma de humanização e libertação, busca formar pessoas críticas e capazes de construir sua própria história na sociedade. Regularmente o corpo docente das escolas deve se reconstruir abrangendo a mudanças e se preparando para os novos alunos encontrados em sala de aula, para obter êxodo nas suas atividades com os discentes. O presente trabalho é uma pequena amostra da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo principal deste estudo é , a reflexão acerca dessa modalidade de ensino no Brasil. A justificativa para esta pesquisa está na importância da avaliação como um processo que pode contribuir para a melhoria da qualidade não só do ensino médio brasileiro como, mas também como da EJA. A metodologia utilizada foi revisão de literatura. Os principais resultados discutidos foram à inclusão e diversidade o que dificulta a compreensão dos alunos sobre seu próprio processo de aprendizagem. A avaliação escolar no contexto do ensino médio brasileiro é um tema amplamente discutido na literatura educacional. Desde a década de 1990, a avaliação tem sido apontada como um dos principais problemas enfrentados pelos sistemas educacionais brasileiros, em especial no ensino médio, que é a última etapa da educação básica.