O Presente trabalho é resultado de uma pesquisa do tipo bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa na qual buscou-se pensar a formação docente dos professores de física. A pesquisa tem como objetivo refletir sobre que tipos de profissionais estão sendo entregues para a educação básica, baseada em leituras prévias de autores como Nóvoa, Imbernón, Freire, entre outros, e a partir do olhar sobre os currículos de licenciatura em física da UFCG, nos campus de Cuité e Campina Grande – PB, através da reflexão sobre os modelos formativos da racionalidade técnica, prática e crítica. O tratamento dos dados foi realizado com base no método de análise de conteúdos de Bardin, portanto a análise dos currículos foi baseada no levantamento das componentes curriculares dos cursos, sendo elaboradas tabelas para comparação entre obrigatórias e optativas que estão presentes ou ausentes nos currículos. Após a análise, identificou-se que, mesmo os dois cursos sendo ofertados pela mesma universidade, faz-se presente uma diversidade quanto ao currículo, entre os centros de formação e as unidades acadêmicas, exemplificando uma vasta gama de ofertas de diferentes tipos de disciplinas e competências que formam diferentes profissionais que futuramente atuarão na área da educação básica. Em linhas gerais, pode-se concluir dentro dos processos formativos relacionado à racionalidade crítica o quão é importante essa análise curricular de um ponto de vista mais específico para poder refletir sobre a formação docente, pensar na bagagem que esses futuros profissionais estão carregando e se dentro da formação abre espaço para disciplinas que propiciem a busca para tornar-se um professor prático-reflexivo, um profissional que esteja sempre buscando e ressignificando seu conhecimento de acordo com seu modelo de prática, a fim de contribuir de forma significativa na construção de sua identidade profissional..