Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE PRESERVAÇÃO DE ESPÉCIES APÍCOLAS: UMA PROPOSTA DE CONSCIENTIZAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94891
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 333
    "inscrito_id" => 444
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE PRESERVAÇÃO DE ESPÉCIES APÍCOLAS: UMA PROPOSTA DE CONSCIENTIZAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR"
    "resumo" => "As abelhas são animais essenciais à vida no planeta, na qual realizam o processo de polinização, contribuindo com a estabilidade da biodiversidade da Terra. Vivendo em colônias ou não, representam grande relevância econômica e ecológica para o homem, que através da sua exploração, se obtém diversas substâncias comercializáveis, tanto alimentícias quanto medicinais. Porém, ações causadas pelo homem vêm acarretando o seu desaparecimento, sendo um dos fatores negativos que impactam na preservação da espécie. Contudo, através do desenvolvimento da Educação Ambiental, há possibilidade de reverter esses fatores, através de uma elaboração de princípios sociais, juntamente com uma construção de saberes e habilidades. Dessa forma, o estudo tem como objetivo analisar o ponto de vista ambiental dos alunos do Ensino Médio, bem como analisar os saberes prévios dos alunos, proporcionando aos mesmos ressignificar conhecimentos acerca da sociedade das abelhas. Assim pretende-se realizar uma pesquisa de campo onde serão desenvolvidos dois encontros: encontro 1 (apresentação do tema e aplicação de um documentário), abordando de maneira mais aprofundada as colônias de abelhas, desde o futuro declínio da espécie, até a significância desses animais para a bio do planeta, encontro 2 (aula prática e aplicação de questionário), no qual a prática servirá para apresentar aos alunos o apiário e as espécies presentes, e com o questionário fazer a correlação entre o documentário, aula prática e o cenário da Educação Ambiental nas escolas, a fim de fazê-los exporem suas ideias diante do que for apresentado. Com isso, espera-se promover a discussão no contexto escolar acerca da situação socioambiental das abelhas, por meio de atividades realizadas durante o estudo. Desse modo, os discentes terão noção da relevância desses animais, e assim será promovido o conhecimento e a compreensão acerca da influência antrópica no contexto atual dos agentes polinizadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID444_TB333_10122023110849.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO LUIS SANTOS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "João Luis"
    "autor_email" => "luisjoao049@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94891
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 333
    "inscrito_id" => 444
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE PRESERVAÇÃO DE ESPÉCIES APÍCOLAS: UMA PROPOSTA DE CONSCIENTIZAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR"
    "resumo" => "As abelhas são animais essenciais à vida no planeta, na qual realizam o processo de polinização, contribuindo com a estabilidade da biodiversidade da Terra. Vivendo em colônias ou não, representam grande relevância econômica e ecológica para o homem, que através da sua exploração, se obtém diversas substâncias comercializáveis, tanto alimentícias quanto medicinais. Porém, ações causadas pelo homem vêm acarretando o seu desaparecimento, sendo um dos fatores negativos que impactam na preservação da espécie. Contudo, através do desenvolvimento da Educação Ambiental, há possibilidade de reverter esses fatores, através de uma elaboração de princípios sociais, juntamente com uma construção de saberes e habilidades. Dessa forma, o estudo tem como objetivo analisar o ponto de vista ambiental dos alunos do Ensino Médio, bem como analisar os saberes prévios dos alunos, proporcionando aos mesmos ressignificar conhecimentos acerca da sociedade das abelhas. Assim pretende-se realizar uma pesquisa de campo onde serão desenvolvidos dois encontros: encontro 1 (apresentação do tema e aplicação de um documentário), abordando de maneira mais aprofundada as colônias de abelhas, desde o futuro declínio da espécie, até a significância desses animais para a bio do planeta, encontro 2 (aula prática e aplicação de questionário), no qual a prática servirá para apresentar aos alunos o apiário e as espécies presentes, e com o questionário fazer a correlação entre o documentário, aula prática e o cenário da Educação Ambiental nas escolas, a fim de fazê-los exporem suas ideias diante do que for apresentado. Com isso, espera-se promover a discussão no contexto escolar acerca da situação socioambiental das abelhas, por meio de atividades realizadas durante o estudo. Desse modo, os discentes terão noção da relevância desses animais, e assim será promovido o conhecimento e a compreensão acerca da influência antrópica no contexto atual dos agentes polinizadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID444_TB333_10122023110849.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO LUIS SANTOS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "João Luis"
    "autor_email" => "luisjoao049@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As abelhas são animais essenciais à vida no planeta, na qual realizam o processo de polinização, contribuindo com a estabilidade da biodiversidade da Terra. Vivendo em colônias ou não, representam grande relevância econômica e ecológica para o homem, que através da sua exploração, se obtém diversas substâncias comercializáveis, tanto alimentícias quanto medicinais. Porém, ações causadas pelo homem vêm acarretando o seu desaparecimento, sendo um dos fatores negativos que impactam na preservação da espécie. Contudo, através do desenvolvimento da Educação Ambiental, há possibilidade de reverter esses fatores, através de uma elaboração de princípios sociais, juntamente com uma construção de saberes e habilidades. Dessa forma, o estudo tem como objetivo analisar o ponto de vista ambiental dos alunos do Ensino Médio, bem como analisar os saberes prévios dos alunos, proporcionando aos mesmos ressignificar conhecimentos acerca da sociedade das abelhas. Assim pretende-se realizar uma pesquisa de campo onde serão desenvolvidos dois encontros: encontro 1 (apresentação do tema e aplicação de um documentário), abordando de maneira mais aprofundada as colônias de abelhas, desde o futuro declínio da espécie, até a significância desses animais para a bio do planeta, encontro 2 (aula prática e aplicação de questionário), no qual a prática servirá para apresentar aos alunos o apiário e as espécies presentes, e com o questionário fazer a correlação entre o documentário, aula prática e o cenário da Educação Ambiental nas escolas, a fim de fazê-los exporem suas ideias diante do que for apresentado. Com isso, espera-se promover a discussão no contexto escolar acerca da situação socioambiental das abelhas, por meio de atividades realizadas durante o estudo. Desse modo, os discentes terão noção da relevância desses animais, e assim será promovido o conhecimento e a compreensão acerca da influência antrópica no contexto atual dos agentes polinizadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.