Neste artigo apresentamos o projeto de leitura realizado na Escola Municipal Marieta Lopes Ielpo, na cidade de Valença, estado do Rio de Janeiro, nos anos de 2022 e 2023 pela professora Rozilene Aparecida de Paiva Carlos e pela Residente do Curso de Graduação em Pedagogia da UNIFAA, Durlany dos Santos, tendo como objetivo geral frizar a importância de despertar o gosto de crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental ( principalmente 1º e 2º anos que se encontram no início do processo de alfabetização) por histórias de livros infantis e também mostrar aos professores como as histórias podem se tornar ferramentas importantes para desenvolver a Literácia, Numerácia, Alfabetização e Letramento, melhorando assim a leitura e escrita dos alunos, bem como, trabalhar valores e diferentes culturas, como a indígena e africana; Favorecendo ainda o trabalho com a interdisciplinariedade. Algumas das atividades desenvolvidas foram: hora da história diariamente, maleta das histórias viajentes, sequências didáticas envolvendo as histórias, atividades de artes, mini gráfica, oficinas para os docentes da Unidade Escolar e para os residentes do curso de Pedagogia, momentos de leituras de histórias nas reuniões de pais, sugestões de histórias existentes na biblioteca da escola que favoreçam a interdisciplinariedade em todas as turmas do 1º segmento do Ensino Fundamental. Ao longo do trabalho realizado observamos o interesse das crianças pelos momentos de leitura, a facilidade em realizar as atividades envolvendo os livros de histórias, o relato dos responsáveis quanto ao aumento do gosto de seus filhos pelas histórias e a inserção de momentos de leitura no planejamento das colegas de profissão das demais turmas. Ficou claro que as turmas onde o projeto de leitura foi desenvolvido teve aproveitamento maior do que as que não possuíam práticas diárias de leitura.