A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) direciona que na escola sejam abordadas temáticas contemporâneas que afetem a vida humana de forma transversal e integradora dos estudantes, umas delas é a educação em direitos humanos. Neste sentindo, é necessário que haja uma aproximação do ensino com a temática LGBTQIA+ para que possa desenvolver e atender as recomendações da Lei nº 7.037/2009 que assegura o estudo de tal discussão dentro de sala de aula. Logo, este artigo apresenta uma proposta de sequência didática (SD) para o estudo do gênero discursivo conto direcionado ao público do ensino médio. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico que se fundamentou nas teorias dos autores Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), Faraco (2009), Bronckart (2007), Libânio (2006) e nos documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular e nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa. Para isso, esta pesquisa foi dividida nas seguintes etapas: 1) discutir a importância da temática LGBTQIA+ na educação básica; 2) na segunda, uma abordagem reflexiva acerca do gênero de estudo como abordagem de ensino; 3) a sequência didática proposta por Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) e por fim, 4) a descrição da proposta da SD com ênfase no gênero discursivo contos LGBTQIA+ para ser aplicada em sala de aula. Espera-se contribuir não apenas para a compreensão do gênero, mas sobretudo estimular a consciência crítica dos direitos humanos, a cultura do diálogo e do respeito mútuo.