Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS DIDÁTICOS INSPIRADOS NA TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET PARA ESTUDANTES AUTISTAS E SUA VIABILIDADE PARA USO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100084
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7159
    "inscrito_id" => 19861
    "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS INSPIRADOS NA TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET PARA ESTUDANTES AUTISTAS E SUA VIABILIDADE PARA USO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA"
    "resumo" => "O objetivo deste artigo é explorar as bases que fundamentais da Teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget, que inspirou a construção e adaptação de jogos didáticos, jogos de tabuleiro e jogos virtuais adaptados para autistas (TEA), a fim de auxiliar no ensino e permitir melhor aprendizagem de conteúdos de ciências e biologia, sendo úteis para uso nas classes de ensino médio e ensino superior. Este estudo é importante para os professores de ciências e biologia, uma vez que, permite-lhes conhecerem outras oportunidades para experimentação de novas estratégias didáticas que facilitem o exercício da docência com práticas inclusivas com alunos autistas. Portanto, mostra-lhes os desafios e oportunidades no desenvolvimento desse processo que permite ao estudante autista aprender conteúdos de biologia de uma certa maneira, diferente e prazerosa. Utilizamos a obra didática: “Fundamentos da biologia celular” de Bruce Alberts [et al.] 4ª edição, para abordar os seguintes conteúdos teóricos de “Biologia Básica”: I – Ciclo de divisão celular; II – Do DNA à proteína: como as células leem o genoma; III – Replicação, reparo e recombinação de DNA. A pergunta norteadora desse trabalho: Quais são os limites as possibilidades ao adaptar jogos didáticos para estudante(s) com TEA para facilitar sua aprendizagem dos conteúdos-alvo de biologia? Os resultados mostram que que o uso de jogos no ensino de biologia promove enormemente para a aprendizagem do aluno e especialmente para alunos autistas, prova ser uma ferramenta eficaz e promissora na aprendizagem. A confecção e o uso de jogos de tabuleiro e jogos virtuais, permitem a possibilidade de melhor contextualização do conteúdo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19861_TB7159_10122023202642.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS SOUZA DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS SANTANA"
    "autor_email" => "tecomatheus.sax@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100084
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7159
    "inscrito_id" => 19861
    "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS INSPIRADOS NA TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET PARA ESTUDANTES AUTISTAS E SUA VIABILIDADE PARA USO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA"
    "resumo" => "O objetivo deste artigo é explorar as bases que fundamentais da Teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget, que inspirou a construção e adaptação de jogos didáticos, jogos de tabuleiro e jogos virtuais adaptados para autistas (TEA), a fim de auxiliar no ensino e permitir melhor aprendizagem de conteúdos de ciências e biologia, sendo úteis para uso nas classes de ensino médio e ensino superior. Este estudo é importante para os professores de ciências e biologia, uma vez que, permite-lhes conhecerem outras oportunidades para experimentação de novas estratégias didáticas que facilitem o exercício da docência com práticas inclusivas com alunos autistas. Portanto, mostra-lhes os desafios e oportunidades no desenvolvimento desse processo que permite ao estudante autista aprender conteúdos de biologia de uma certa maneira, diferente e prazerosa. Utilizamos a obra didática: “Fundamentos da biologia celular” de Bruce Alberts [et al.] 4ª edição, para abordar os seguintes conteúdos teóricos de “Biologia Básica”: I – Ciclo de divisão celular; II – Do DNA à proteína: como as células leem o genoma; III – Replicação, reparo e recombinação de DNA. A pergunta norteadora desse trabalho: Quais são os limites as possibilidades ao adaptar jogos didáticos para estudante(s) com TEA para facilitar sua aprendizagem dos conteúdos-alvo de biologia? Os resultados mostram que que o uso de jogos no ensino de biologia promove enormemente para a aprendizagem do aluno e especialmente para alunos autistas, prova ser uma ferramenta eficaz e promissora na aprendizagem. A confecção e o uso de jogos de tabuleiro e jogos virtuais, permitem a possibilidade de melhor contextualização do conteúdo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19861_TB7159_10122023202642.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS SOUZA DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS SANTANA"
    "autor_email" => "tecomatheus.sax@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O objetivo deste artigo é explorar as bases que fundamentais da Teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget, que inspirou a construção e adaptação de jogos didáticos, jogos de tabuleiro e jogos virtuais adaptados para autistas (TEA), a fim de auxiliar no ensino e permitir melhor aprendizagem de conteúdos de ciências e biologia, sendo úteis para uso nas classes de ensino médio e ensino superior. Este estudo é importante para os professores de ciências e biologia, uma vez que, permite-lhes conhecerem outras oportunidades para experimentação de novas estratégias didáticas que facilitem o exercício da docência com práticas inclusivas com alunos autistas. Portanto, mostra-lhes os desafios e oportunidades no desenvolvimento desse processo que permite ao estudante autista aprender conteúdos de biologia de uma certa maneira, diferente e prazerosa. Utilizamos a obra didática: “Fundamentos da biologia celular” de Bruce Alberts [et al.] 4ª edição, para abordar os seguintes conteúdos teóricos de “Biologia Básica”: I – Ciclo de divisão celular; II – Do DNA à proteína: como as células leem o genoma; III – Replicação, reparo e recombinação de DNA. A pergunta norteadora desse trabalho: Quais são os limites as possibilidades ao adaptar jogos didáticos para estudante(s) com TEA para facilitar sua aprendizagem dos conteúdos-alvo de biologia? Os resultados mostram que que o uso de jogos no ensino de biologia promove enormemente para a aprendizagem do aluno e especialmente para alunos autistas, prova ser uma ferramenta eficaz e promissora na aprendizagem. A confecção e o uso de jogos de tabuleiro e jogos virtuais, permitem a possibilidade de melhor contextualização do conteúdo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.