SILVA, José Carlos Amaro Da et al.. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/98917>. Acesso em: 23/12/2024 02:13
O objetivo deste trabalho é propor um jogo de cartas para o ensino da genética com estudantes do ensino médio. A genética é uma área da biologia que estuda a hereditariedade e a variação dos seres vivos e possui grande contribuição no cotidiano, desde a produção de alimentos ao diagnóstico e tratamento de doenças. Apesar da sua importância, a genética pode ser complexa e desafiadora para os estudantes do ensino médio, principalmente quando os conceitos são trabalhados em sala de aula apenas na teoria. Nesse sentido, os jogos didáticos apresentam-se como grande aliado para o decente proporcionar a abordagem dos conceitos fundamentais trabalhados na disciplina genética de forma lúdica e facilitada. A proposta de jogo de cartas intitulado como “O que eu sou?” foi produzida com o intuito de facilitar o entendimento dos conceitos genéticos já abordados em sala de aula. Para a produção desse jogo, foi utilizada a plataforma digital Canva para a formação de 22 cartas posteriormente impressas a baixo custo, o que garante aplicá-lo nas diferentes realidades educacionais. As cartas possuem a descrição em tópicos dos conceitos da genética como exemplo sobre o DNA, RNA e cromossomo, para que os discentes consigam relacionar a descrição ao respectivo conceito estudado. É recomendável que a dinâmica ocorra com a divisão da turma em dois grandes grupos, com dois representantes para a escolha e resposta em conjunto da carta escolhida. Ganhará o grupo que acumular mais pontos. Utilizar o recurso em sala de aula, os estudantes aprendem com mais ludicidade e de uma forma mais descontraída, além de relacionar o que foi visto na teoria e oportunizá-los a sanar quaisquer dúvidas. A dinâmica ainda estimula o convívio em grupo, a curiosidade e raciocínio lógico e mostra eficácia para distanciar a educação tradicional ainda visualizada no ensino de genética.