Discutir o ensino de ciências e biologia após um período remoto é uma tarefa urgente. As instituições de ensino e os docentes foram desafiados a construir espaços e estratégias de ensino e aprendizagem inovadoras, dinâmicas, vivas e ativas. As Metodologias Ativas (MA) podem ser uma alternativa para atingir tais competências e habilidades. Esses métodos se aplicam dentro de uma percepção de estímulo à autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. De maneira específica, o presente estudo tem por objetivo avaliar as diferentes aprendizagens dos alunos, utilizando instrumentos didáticos, metodologias ativas e Jogos de Investigação Científica (JIC), um ensaio integrativo no ensino de biologia do ensino médio, a fim de atingir satisfação na aprendizagem, no raciocínio, a aproximação com o conteúdo, a crítica, a autonomia e a reflexão. Nessa égide, diante do desafio de lecionar o conteúdo de doenças causadas por parasitas, refletimos durante o estudo e planejamento da aula o formato e a sequência pedagógica que iríamos adotar. Diante disso, após fazer a introdução dessas infecções parasitárias de forma lúdica e teórica por meio de mapas mentais projetados por data show, adotamos o uso de Anamneses Pedagógicas para fazer comparações e análises críticas aos diagnósticos clínicos de pacientes fictícios. Outra metodologia utilizada para a composição das aprendizagens e fixação dos conteúdos foi um Jogo de Investigação Científica (JIC), tendo como base o quadro de evidências de Detetives. A partir das devolutivas das atividades, das notas no exame bimestral e do comprometimento e participação no jogo de investigação científica, concluímos que a aplicação da sequência didática, considerando desde as aulas até a parte avaliativa, teve considerável evolução e satisfação por parte dos alunos e professores/residentes. O uso do questionário após concluir um assunto estudado é um diagnóstico importante para nossa avaliação como professores, é um levantamento qualitativo.