São frequentes e inúmeros os desafios da formação docente para atuação voltada a alunos com deficiência. Sendo assim, esta pesquisa buscou analisar as necessidades formativas de professores para trabalhar com esses alunos, investigando as dificuldades encontradas e a formação específica na rede pública municipal de ensino de Feira de Santana (BA). Nesse sentido, o estudo tem como questão norteadora: quais são as necessidades formativas para trabalhar com os alunos com deficiência em classes do ensino regular? O marco teórico tem como base autores que são referência no tema formação docente: Gatti, 2010; Mantoan, 2003; e Nóvoa, 2019. O modelo segregativo considerado como Educação Inclusiva no passado ainda tem resquícios, mas são inegáveis os avanços no Brasil, entre eles a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Porém, há pesquisadores que consideram a escola atual ultrapassada para os desafios. A pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo exploratória. Usa como instrumentos a aplicação de questionários com 18 professores do Ensino Fundamental I, sendo a rede pública municipal o lócus da pesquisa. Após coleta e análise das respostas, percebemos que, entre os entrevistados, apenas um disse estar seguro para atuar com alunos que têm deficiência. Apenas 27,8% têm especialização na área. Ademais, 83,3% declararam que a escola onde trabalham não possui sala de recursos. A maioria relata que não é oferecida formação específica pela escola (83,3%) e pela Secretaria de Educação do município (50%).