A Geografia desempenha um papel crucial ao examinar a interação entre meio ambiente e sociedade, focando no espaço geográfico como seu objeto central. Pensando nas possibilidades de promover a compreensão dos alunos, professores de Geografia empenham-se nesse propósito, especialmente através de aulas de campo que criam dinâmicas de aprendizado e favorecem a interconexão das temáticas estudadas. Este estudo explora a importância de tais aulas na perspectiva da educação ambiental como atividade lúdica e estratégia educacional fora da sala de aula. A pesquisa se concentra em um projeto educacional voltado para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do Rio Grande do Norte, no qual a educação ambiental é um aspecto central, sensibilizando os alunos para a importância de pensar sistemicamente sobre o meio ambiente. O texto também explora a importância do ensino de Geografia, destacando sua relevância na formação de cidadãos conscientes das implicações de suas escolhas no espaço em que vivem. Ainda no contexto da pesquisa, foi planejada e realizada uma aula de campo no Parque Estadual das Dunas em Natal, com foco na educação ambiental. Os alunos tiveram a oportunidade de observar a fauna, flora e a interação do meio ambiente com a sociedade. A atividade envolveu profissionais do parque com palestras educativas e elaboração de relatórios pelos alunos. Por fim, enfatiza-se que as aulas de campo oferecem uma abordagem enriquecedora para o ensino de Geografia, sobretudo na educação ambiental, permitindo que os alunos vivenciem a teoria de forma prática e envolvente, desenvolvendo um pensamento crítico e consciente.