A problemática que motiva a escrita do presente artigo é: qual a importância do componente curricular Educação Especial na formação inicial de professores na Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI), Campus Valença do Piauí? Para responder a este questionamento, definiu-se como objetivo refletir sobre a importância do componente curricular Educação Especial na formação inicial de professores na Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPI, Campus Valença do Piauí. Tomou-se como lente teórica os estudos de Bueno (1999), Gatti (2014), Souza (2021) e Freire (2020). Como percurso metodológico, realizou-se uma pesquisa exploratória, com levantamento bibliográfico e em seguida a aplicação de questionário semiestruturado aos discentes que cursam Ciências Biológicas, para obter a perspectiva dos próprios licenciandos sobre a temática. Para análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo. O estudo reveste-se de relevância por problematizar a formação inicial de professores que atuarão na Educação Básica, nos componentes curriculares de Ciências e Biologia, que possivelmente recepcionarão alunos que são público-alvo da Educação Especial (LDB, 1996). Por fim, realizando as ações supracitadas, considerou-se a ideia de que a Educação Especial é um componente curricular necessário, um pilar importante para a formação de novos docentes, competentes, habilitados e comprometidos, capazes de promover adaptações curriculares, possibilitando aulas com materiais didáticos adaptados, em vista de uma educação inclusiva e humanizada.