O programa Educar pra Valer faz parte da Associação Bem Comum, uma organização sem fins lucrativos apoiada pela Fundação Lemann, que tem o propósito de fornecer material didático e orientativo para os professores, produzido e disponibilizado pela Lyceum Consultoria Educacional. Este artigo apresenta uma análise do material didático do Caderno 1 de Língua Portuguesa destinado ao 4º ano do Ensino Fundamental e que integra o Programa Educar pra Valer direcionado para o município de João Pessoa no estado da Paraíba. Para isso, o trabalho verifica e identifica quais aspectos da linguística textual e da gramática normativa estão presentes nas atividades analisadas e reflete sobre a abordagem textual e gramatical do material didático para o processo de ensino e aprendizagem. Para guiar o nosso estudo, utilizamos os aportes teóricos de Travaglia (2002), Martelotta (2010), Vieira (2020), Koch (2006), Marcuschi (2008) e Lakatos e Marconi (2003). A metodologia segue uma abordagem bibliográfica e qualitativa. Para a análise utilizamos como amostra um recorte da Atividade 8 que tem como ponto de partida o texto “Imaginação” de Elias José. Por meio da pesquisa, observamos que o material didático apresenta diferentes abordagens teóricas para o estudo da língua, uma vez que as atividades trazem a alternância entre a Gramática Tradicional e Linguística Textual.