O presente resumo tem como objetivo tratar a concepção da educação apresentada por Max Weber (Carvalho, 2010), sua abordagem sobre a questão universitária, entrelaçada à pesquisa que tem como objetivo geral tratar a evasão universitária no curso de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esse tema aqui enfocado, apresenta-se de modo semelhante ao utilizado por Max Weber em sua sociologia compreensiva (Bendix, 1977; Freund, 1975), que tenta captar os sentidos dados subjetivamente pelos agentes à ação. Na visão de Weber, as instituições sociais, produzidas pelos homens em seus processos de relação com o mundo material. Neste contexto emerge a pergunta de partida: não sendo necessária para o exercício da profissão de gastrônomo a apresentação de diploma de curso superior, o que levou os estudantes que ingressaram no curso de graduação em Gastronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro no período de 2014-2020, a não o concluir. De acordo com Carvalho (1998), Weber entende que a qualificação profissional através da educação universitária, é notavelmente marcante e remete à questão primordial da relação entre a esfera do conhecimento e a dos juízos de valor, levando consequentemente a um debate quanto aos aspectos pedagógicos que se desdobram a partir dessa relação. Situar a concepção da educação no sentido mais amplo, significa vinculá-la a um conjunto de preocupações sobre o domínio burocrático e o processo criativo, que leva a formação de profissionais qualificados e diferenciados pela possibilidade da liberdade criativa e acadêmica no contexto em questão. Assim, analisando as causas ligadas a evasão universitária sob a tríade discente, docente e instituição, busca-se perceber e minimizar problemas, de forma interligada e articuladas ao projeto pedagógico do curso.