Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SOCIOLOGIA COMPREENSIVA E EVASÃO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GASTRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO: CONTRIBUTO WEBERIANOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94792
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 210
    "inscrito_id" => 6701
    "titulo" => "SOCIOLOGIA COMPREENSIVA E EVASÃO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GASTRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO: CONTRIBUTO WEBERIANOS"
    "resumo" => "O presente resumo tem como objetivo tratar a concepção da educação apresentada por Max Weber (Carvalho, 2010), sua abordagem sobre a questão universitária, entrelaçada à pesquisa que tem como objetivo geral tratar a evasão universitária no curso de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esse tema aqui enfocado, apresenta-se de modo semelhante ao utilizado por Max Weber em sua sociologia compreensiva (Bendix, 1977; Freund, 1975), que tenta captar os sentidos dados subjetivamente pelos agentes à ação. Na visão de Weber, as instituições sociais, produzidas pelos homens em seus processos de relação com o mundo material. Neste contexto emerge a pergunta de partida: não sendo necessária para o exercício da profissão de gastrônomo a apresentação de diploma de curso superior, o que levou os estudantes que ingressaram no curso de graduação em Gastronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro no período de 2014-2020, a não o concluir. De acordo com Carvalho (1998), Weber entende que a qualificação profissional através da educação universitária, é notavelmente marcante e remete à questão primordial da relação entre a esfera do conhecimento e a dos juízos de valor, levando consequentemente a um debate quanto aos aspectos pedagógicos que se desdobram a partir dessa relação. Situar a concepção da educação no sentido mais amplo, significa vinculá-la a um conjunto de preocupações sobre o domínio burocrático e o processo criativo, que leva a formação de profissionais qualificados e diferenciados pela possibilidade da liberdade criativa e acadêmica no contexto em questão. Assim, analisando as causas ligadas a evasão universitária sob a tríade discente, docente e instituição, busca-se perceber e minimizar problemas, de forma interligada e articuladas ao projeto pedagógico do curso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6701_TB210_11102023180733.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CECI FIGUEIREDO DE MOURA SANTIAGO"
    "autor_nome_curto" => "Ceci Figueiredo"
    "autor_email" => "cecisantiago@gastronomia."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94792
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 210
    "inscrito_id" => 6701
    "titulo" => "SOCIOLOGIA COMPREENSIVA E EVASÃO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GASTRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO: CONTRIBUTO WEBERIANOS"
    "resumo" => "O presente resumo tem como objetivo tratar a concepção da educação apresentada por Max Weber (Carvalho, 2010), sua abordagem sobre a questão universitária, entrelaçada à pesquisa que tem como objetivo geral tratar a evasão universitária no curso de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esse tema aqui enfocado, apresenta-se de modo semelhante ao utilizado por Max Weber em sua sociologia compreensiva (Bendix, 1977; Freund, 1975), que tenta captar os sentidos dados subjetivamente pelos agentes à ação. Na visão de Weber, as instituições sociais, produzidas pelos homens em seus processos de relação com o mundo material. Neste contexto emerge a pergunta de partida: não sendo necessária para o exercício da profissão de gastrônomo a apresentação de diploma de curso superior, o que levou os estudantes que ingressaram no curso de graduação em Gastronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro no período de 2014-2020, a não o concluir. De acordo com Carvalho (1998), Weber entende que a qualificação profissional através da educação universitária, é notavelmente marcante e remete à questão primordial da relação entre a esfera do conhecimento e a dos juízos de valor, levando consequentemente a um debate quanto aos aspectos pedagógicos que se desdobram a partir dessa relação. Situar a concepção da educação no sentido mais amplo, significa vinculá-la a um conjunto de preocupações sobre o domínio burocrático e o processo criativo, que leva a formação de profissionais qualificados e diferenciados pela possibilidade da liberdade criativa e acadêmica no contexto em questão. Assim, analisando as causas ligadas a evasão universitária sob a tríade discente, docente e instituição, busca-se perceber e minimizar problemas, de forma interligada e articuladas ao projeto pedagógico do curso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6701_TB210_11102023180733.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CECI FIGUEIREDO DE MOURA SANTIAGO"
    "autor_nome_curto" => "Ceci Figueiredo"
    "autor_email" => "cecisantiago@gastronomia."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente resumo tem como objetivo tratar a concepção da educação apresentada por Max Weber (Carvalho, 2010), sua abordagem sobre a questão universitária, entrelaçada à pesquisa que tem como objetivo geral tratar a evasão universitária no curso de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esse tema aqui enfocado, apresenta-se de modo semelhante ao utilizado por Max Weber em sua sociologia compreensiva (Bendix, 1977; Freund, 1975), que tenta captar os sentidos dados subjetivamente pelos agentes à ação. Na visão de Weber, as instituições sociais, produzidas pelos homens em seus processos de relação com o mundo material. Neste contexto emerge a pergunta de partida: não sendo necessária para o exercício da profissão de gastrônomo a apresentação de diploma de curso superior, o que levou os estudantes que ingressaram no curso de graduação em Gastronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro no período de 2014-2020, a não o concluir. De acordo com Carvalho (1998), Weber entende que a qualificação profissional através da educação universitária, é notavelmente marcante e remete à questão primordial da relação entre a esfera do conhecimento e a dos juízos de valor, levando consequentemente a um debate quanto aos aspectos pedagógicos que se desdobram a partir dessa relação. Situar a concepção da educação no sentido mais amplo, significa vinculá-la a um conjunto de preocupações sobre o domínio burocrático e o processo criativo, que leva a formação de profissionais qualificados e diferenciados pela possibilidade da liberdade criativa e acadêmica no contexto em questão. Assim, analisando as causas ligadas a evasão universitária sob a tríade discente, docente e instituição, busca-se perceber e minimizar problemas, de forma interligada e articuladas ao projeto pedagógico do curso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.