Este artigo apresenta o “Diário da Natureza” como estratégia para o ensino de biologia. Trata-se de um estudo desenvolvido no Programa da Residência Pedagógica do Campus I/UFPB com o objetivo de proporcionar aos estudantes a construção de relações entre os conteúdos científicos aprendidos em sala de aula com o seu cotidiano, promovendo a articulação entre as práticas científicas e práticas epistêmicas no ensino por investigação. A atividade foi realizada de modo remoto, durante aplicação do conteúdo “características dos seres vivos” com estudantes de uma turma da 1ª série do ensino médio regular de uma escola estadual, na cidade de João Pessoa-PB. Os estudantes receberam instruções para observarem os seres vivos presentes em seus cotidianos e registrá-los em seus diários, por meio de imagens e textos, com informações sobre os aspectos percebidos e que tivessem relação com os conteúdos estudados em sala de aula. As produções foram acompanhadas pela equipe do Programa da Residência Pedagógica (preceptora e residentes), por meio de diálogos em aulas virtuais ou por redes sociais, cujas orientações se embasaram nos princípios do ensino por investigação e, após um tempo determinado, foram socializadas com toda a turma. Como resultado, registrou-se o exercício de atividades investigativas, associadas às discussões, diálogos e comunicação dos achados, de modo que, embasados no conhecimento científico, os estudantes protagonizaram em diferentes momentos com suas criações, desenhos e fotos, e apresentaram novos aprendizados e conhecimentos para a sala de aula. O caráter investigativo do estudo foi eficiente e capaz de proporcionar uma aproximação entre conceitos científicos e o cotidiano dos alunos.