Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

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CONSTRUÇÃO DOS SABERES HISTÓRICOS MEDIANTE A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PARAIBANA

Palavra-chaves: HISTÓRIA, IDENTIDADE, CONSTRUÇÃO Pôster (PO) Ensino de História e formação docente Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

Este presente trabalho tem por objetivo mostrar os resultados obtidos por nós, alunos universitários perante o PIBID – Bolsa de Iniciação à Docência, financiada pela CAPES, através de um projeto realizado pelo Colégio Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho situado em Guarabira, Paraíba, no qual o grupo desenvolveu um trabalho voltado à organização e formação do conhecimento histórico sobre a Paraíba entre o período que marca a fundação do Estado até 1930. Esta atividade nos deu a possibilidade do aprofundamento desta temática com os alunos (as) do 9° Ano, mostrando aos (as) mesmos (as) como surgiu o território, enfatizando desde os aspectos históricos até a geografia. Desta forma destacamos vários pontos que contextualizavam pontos de vista históricos da Paraíba, demarcando o território desde as capitânias hereditárias até o atual território, sendo assim, utilizamos da interdisciplinaridade, buscamos trazer ao nosso projeto os estudos geográficos, beneficiando-se do uso de mapas para um melhor desenvolvimento do trabalho. Também usufruímos do uso das tecnologias, como recortes do filme Parayba Mulher Macho, onde caracterizava a figura de Anayde Beiriz, como protagonista e outras personalidades, como João Pessoa, homem de destaque, mas o foco principal foi mostrar o contexto social da época e os conflitos que estavam ocorrendo no meio político na década de 30, nesta perspectiva pudemos mostrar por quais motivos se deu o nome atual da capital paraibana, esclarecemos qual seria o significado da bandeira e o brasão do território paraibano. A finalidade deste projeto foi apresentar aos alunos a região na qual eles vivem, e principalmente a formação da identidade dos paraibanos, onde iniciamos ao destacar a Tragédia de Tracunhaém, que supostamente seria os primórdios da formação do território. Por fim, a conclusão do projeto se deu com a apresentação de todos os trabalhos da escola, onde nós expomos todo o nosso objetivo principal. Foi percebido que pouco se sabia sobre o território em que eles habitam e nossa proposta foi obtida com êxito, onde foram esclarecidas inúmeras questões de interesse dos alunos e visitantes.

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