Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

CONSTRUÇÃO DOS SABERES HISTÓRICOS MEDIANTE A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PARAIBANA

Palavra-chaves: HISTÓRIA, IDENTIDADE, CONSTRUÇÃO Pôster (PO) Ensino de História e formação docente
"2014-11-21 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10063
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 19
    "inscrito_id" => 387
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DOS SABERES HISTÓRICOS MEDIANTE A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PARAIBANA"
    "resumo" => "Este presente trabalho tem por objetivo mostrar os resultados obtidos por nós, alunos universitários perante o PIBID – Bolsa de Iniciação à Docência, financiada pela CAPES, através de um projeto realizado pelo Colégio Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho situado em Guarabira, Paraíba, no qual o grupo desenvolveu um trabalho voltado à organização e formação do conhecimento histórico sobre a Paraíba entre o período que marca a fundação do Estado até 1930. Esta atividade nos deu a possibilidade do aprofundamento desta temática com os alunos (as) do 9° Ano, mostrando aos (as) mesmos (as) como surgiu o território, enfatizando desde os aspectos históricos até a geografia. Desta forma destacamos vários pontos que contextualizavam  pontos de vista históricos da Paraíba, demarcando o território desde as capitânias hereditárias até o atual território, sendo assim, utilizamos da interdisciplinaridade,  buscamos trazer ao nosso projeto os estudos geográficos, beneficiando-se do uso de mapas para um melhor desenvolvimento do trabalho. Também usufruímos do uso das tecnologias, como recortes do filme Parayba Mulher Macho, onde caracterizava a figura de Anayde Beiriz, como protagonista e outras personalidades, como João Pessoa, homem de destaque, mas o foco principal foi mostrar o contexto social da época e os conflitos que estavam ocorrendo no meio político na década de 30, nesta perspectiva pudemos mostrar por quais motivos se deu o nome atual da capital paraibana, esclarecemos qual seria o significado da bandeira e o brasão do território paraibano. A finalidade deste projeto foi apresentar aos alunos a região na qual eles vivem, e principalmente a formação da identidade dos paraibanos, onde iniciamos ao destacar a Tragédia de Tracunhaém, que supostamente seria os primórdios da formação do território. Por fim, a conclusão do projeto se deu com a apresentação de todos os trabalhos da escola, onde nós expomos todo o nosso objetivo principal. Foi percebido que pouco se sabia sobre o território em que eles habitam e nossa proposta foi obtida com êxito, onde foram esclarecidas inúmeras questões de interesse dos alunos e visitantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História  e formação docente"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA, IDENTIDADE, CONSTRUÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_10_2014_21_04_46_idinscrito_387_e16cb86f37bc0883adfb8f70f480daba.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYANNE MAURÍCIO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "MAY"
    "autor_email" => "mayanne.maya@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10063
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 19
    "inscrito_id" => 387
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DOS SABERES HISTÓRICOS MEDIANTE A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PARAIBANA"
    "resumo" => "Este presente trabalho tem por objetivo mostrar os resultados obtidos por nós, alunos universitários perante o PIBID – Bolsa de Iniciação à Docência, financiada pela CAPES, através de um projeto realizado pelo Colégio Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho situado em Guarabira, Paraíba, no qual o grupo desenvolveu um trabalho voltado à organização e formação do conhecimento histórico sobre a Paraíba entre o período que marca a fundação do Estado até 1930. Esta atividade nos deu a possibilidade do aprofundamento desta temática com os alunos (as) do 9° Ano, mostrando aos (as) mesmos (as) como surgiu o território, enfatizando desde os aspectos históricos até a geografia. Desta forma destacamos vários pontos que contextualizavam  pontos de vista históricos da Paraíba, demarcando o território desde as capitânias hereditárias até o atual território, sendo assim, utilizamos da interdisciplinaridade,  buscamos trazer ao nosso projeto os estudos geográficos, beneficiando-se do uso de mapas para um melhor desenvolvimento do trabalho. Também usufruímos do uso das tecnologias, como recortes do filme Parayba Mulher Macho, onde caracterizava a figura de Anayde Beiriz, como protagonista e outras personalidades, como João Pessoa, homem de destaque, mas o foco principal foi mostrar o contexto social da época e os conflitos que estavam ocorrendo no meio político na década de 30, nesta perspectiva pudemos mostrar por quais motivos se deu o nome atual da capital paraibana, esclarecemos qual seria o significado da bandeira e o brasão do território paraibano. A finalidade deste projeto foi apresentar aos alunos a região na qual eles vivem, e principalmente a formação da identidade dos paraibanos, onde iniciamos ao destacar a Tragédia de Tracunhaém, que supostamente seria os primórdios da formação do território. Por fim, a conclusão do projeto se deu com a apresentação de todos os trabalhos da escola, onde nós expomos todo o nosso objetivo principal. Foi percebido que pouco se sabia sobre o território em que eles habitam e nossa proposta foi obtida com êxito, onde foram esclarecidas inúmeras questões de interesse dos alunos e visitantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História  e formação docente"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA, IDENTIDADE, CONSTRUÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_10_2014_21_04_46_idinscrito_387_e16cb86f37bc0883adfb8f70f480daba.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYANNE MAURÍCIO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "MAY"
    "autor_email" => "mayanne.maya@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Este presente trabalho tem por objetivo mostrar os resultados obtidos por nós, alunos universitários perante o PIBID – Bolsa de Iniciação à Docência, financiada pela CAPES, através de um projeto realizado pelo Colégio Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho situado em Guarabira, Paraíba, no qual o grupo desenvolveu um trabalho voltado à organização e formação do conhecimento histórico sobre a Paraíba entre o período que marca a fundação do Estado até 1930. Esta atividade nos deu a possibilidade do aprofundamento desta temática com os alunos (as) do 9° Ano, mostrando aos (as) mesmos (as) como surgiu o território, enfatizando desde os aspectos históricos até a geografia. Desta forma destacamos vários pontos que contextualizavam pontos de vista históricos da Paraíba, demarcando o território desde as capitânias hereditárias até o atual território, sendo assim, utilizamos da interdisciplinaridade, buscamos trazer ao nosso projeto os estudos geográficos, beneficiando-se do uso de mapas para um melhor desenvolvimento do trabalho. Também usufruímos do uso das tecnologias, como recortes do filme Parayba Mulher Macho, onde caracterizava a figura de Anayde Beiriz, como protagonista e outras personalidades, como João Pessoa, homem de destaque, mas o foco principal foi mostrar o contexto social da época e os conflitos que estavam ocorrendo no meio político na década de 30, nesta perspectiva pudemos mostrar por quais motivos se deu o nome atual da capital paraibana, esclarecemos qual seria o significado da bandeira e o brasão do território paraibano. A finalidade deste projeto foi apresentar aos alunos a região na qual eles vivem, e principalmente a formação da identidade dos paraibanos, onde iniciamos ao destacar a Tragédia de Tracunhaém, que supostamente seria os primórdios da formação do território. Por fim, a conclusão do projeto se deu com a apresentação de todos os trabalhos da escola, onde nós expomos todo o nosso objetivo principal. Foi percebido que pouco se sabia sobre o território em que eles habitam e nossa proposta foi obtida com êxito, onde foram esclarecidas inúmeras questões de interesse dos alunos e visitantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.