AS SÉRIES DE TV ENQUANTO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA AUDIOVISUAL
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9850 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 583 "inscrito_id" => 661 "titulo" => "AS SÉRIES DE TV ENQUANTO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA AUDIOVISUAL" "resumo" => "Vivemos em uma era privilegiada no que diz respeito à tecnologia. São inúmeros os aparelhos criados para facilitar o nosso dia-a-dia, e a informação chega a caber, literalmente, na palma da mão, graças à popularização da rede mundial de computadores. No que se refere à educação, tais tecnologias chegam em boa hora, levando em consideração o mundo globalizado no qual estamos inseridos, mundo este “dinâmico e multimidiático, muito além da bidimensionalidade estatística do papel e do quadro-negro” (LEFFA, 2009) e que possui o inglês como língua franca. Sabemos que, muitas vezes o “fazer diferente” (OLIVEIRA, 2009) no que diz respeito às aulas de Língua Inglesa (LI), pode vir a causar certo “incômodo”, pois ainda se tem a ideia de que aula ministrada é aula com alunos copiando a atividade do quadro. Mas felizes são os (poucos) profissionais que ousam inovar e aprimorar suas aulas, em prol do processo de ensino-aprendizagem de seus alunos. Sabemos também, da realidade da escola pública, onde nem todas dispõem de um aparato tecnológico de última geração, mas que, ainda assim, há a possibilidade de se desenvolver atividades dinâmicas nas aulas de língua inglesa, para tal, apresentamos a proposta do uso do vídeo enquanto ferramenta pedagógica nestas aulas, tendo como uma das vantagens o fato de que, a partir do momento em que utilizamos vídeos legendados, os alunos estão praticando o hábito da leitura, pois devem focar a atenção na legenda, para não se perderem no desenrolar do capítulo. O presente trabalho é um relato de experiência do uso do gênero “série de TV”, nas aulas de LI no Centro Educacional Osmar de Aquino, na cidade de Guarabira/PB, durante o Módulo III do PIBID, destinado a Textual Genres, de linguagem escrita e visual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "SÉRIES DE TV, AUDIOVISUAL, TEXTUAL GENRES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_03_18_45_idinscrito_661_27ef4c232b13a76aedf698d2b433f8df.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWERTON FELIX DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EWERTON FELIX" "autor_email" => "ewertonfelix_gba@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9850 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 583 "inscrito_id" => 661 "titulo" => "AS SÉRIES DE TV ENQUANTO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA AUDIOVISUAL" "resumo" => "Vivemos em uma era privilegiada no que diz respeito à tecnologia. São inúmeros os aparelhos criados para facilitar o nosso dia-a-dia, e a informação chega a caber, literalmente, na palma da mão, graças à popularização da rede mundial de computadores. No que se refere à educação, tais tecnologias chegam em boa hora, levando em consideração o mundo globalizado no qual estamos inseridos, mundo este “dinâmico e multimidiático, muito além da bidimensionalidade estatística do papel e do quadro-negro” (LEFFA, 2009) e que possui o inglês como língua franca. Sabemos que, muitas vezes o “fazer diferente” (OLIVEIRA, 2009) no que diz respeito às aulas de Língua Inglesa (LI), pode vir a causar certo “incômodo”, pois ainda se tem a ideia de que aula ministrada é aula com alunos copiando a atividade do quadro. Mas felizes são os (poucos) profissionais que ousam inovar e aprimorar suas aulas, em prol do processo de ensino-aprendizagem de seus alunos. Sabemos também, da realidade da escola pública, onde nem todas dispõem de um aparato tecnológico de última geração, mas que, ainda assim, há a possibilidade de se desenvolver atividades dinâmicas nas aulas de língua inglesa, para tal, apresentamos a proposta do uso do vídeo enquanto ferramenta pedagógica nestas aulas, tendo como uma das vantagens o fato de que, a partir do momento em que utilizamos vídeos legendados, os alunos estão praticando o hábito da leitura, pois devem focar a atenção na legenda, para não se perderem no desenrolar do capítulo. O presente trabalho é um relato de experiência do uso do gênero “série de TV”, nas aulas de LI no Centro Educacional Osmar de Aquino, na cidade de Guarabira/PB, durante o Módulo III do PIBID, destinado a Textual Genres, de linguagem escrita e visual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "SÉRIES DE TV, AUDIOVISUAL, TEXTUAL GENRES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_03_18_45_idinscrito_661_27ef4c232b13a76aedf698d2b433f8df.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWERTON FELIX DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EWERTON FELIX" "autor_email" => "ewertonfelix_gba@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }