A utilização de práticas experimentais é uma abordagem pedagógica que busca enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, sendo especialmente valiosa para o Ensino de Física, pois permite uma vivência prática e concreta do conhecimento. Este trabalho tem como objetivo apresentar como ocorreu a gravação de um vídeo-experimento sobre Freio Magnético, realizado em duas etapas no laboratório de eletromagnetismo do IFRN - campus Santa Cruz. Esse experimento faz parte de um projeto de pesquisa do edital 08/2022, Mulheres na Ciência, que visa a inserção do público feminino no âmbito da pesquisa científica, visto que a representatividade feminina ainda enfrenta desafios. A primeira etapa do experimento consiste em soltar um ímã cilíndrico dentro de um tubo metálico e/ou não metálico, observando a diferença no tempo de queda. O resultado mostra que o ímã cai mais devagar no tubo metálico do que no tubo não metálico, pois sofre uma força de frenagem causada pelas correntes elétricas induzidas no tubo pelo campo magnético variável do ímã. A segunda etapa consiste em soltar um pêndulo de alumínio com duas pás, uma preenchida e outra denteada, próximo a um ímã fixo e observar a diferença na oscilação. É possível observar que o pêndulo com a pá denteada oscila menos do que o pêndulo com a pá preenchida, pois sofre uma força de frenagem causada pelas correntes elétricas induzidas na pá pelo campo magnético variável do ímã. O vídeo foi disponibilizado em um canal do YouTube, podendo ser utilizado por professores e alunos que buscam enriquecer seus conhecimentos proporcionando uma experiência mais próxima da realidade, assim como tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e interativo. Além disso, o vídeo é uma forma de divulgação da ciência e tecnologia, pois discute a indução magnética e mostra seus princípios Físicos e aplicações práticas.