RESUMO O trabalho discute sobre interação e motivação nos processos de ensino e aprendizagem no Ensino de Física: o que nos revelam as produções (2006 à 2016). Buscamos identificar nos periódicos e eventos na área do Ensino de Física,a temática da afetividade entre professor e estudante, levando este último à motivação em aprender Física e/ou a interação construída através de um ensino dialógico. Foi uma pesquisa qualitativa, e teve como método a pesquisa exploratória e bibliográfica. Analisaram-se as seguintes fontes: RBEF – Revista Brasileira de Ensino de Física, IENCI – Investigações em Ensino de Ciências, CBEF – Caderno Brasileiro de Ensino de Física, EPEF – Encontro de Pesquisa em Ensino de Física e SNEF – Simpósio Nacional de Ensino de Física, e nos guiamos pelas palavras-chave. Identificamos que o espaço de produção de conhecimento para o Ensino de Física, ainda traz traços fechados dentro da questão conteudista, da perspectiva de um Ensino de Física que releva mais a teoria física e destina quase nenhuma importância para o contexto da relação entre professor e aluno,para se ter uma aprendizagem mais efetiva. É importante alertar que a afetividade na formação docente também refletirá na prática do professor(a), além do comprometimento destes espaços de publicação de reconhecer mais fortemente a dimensão afetiva na práxis pedagógica como elementos que contribuem para a motivação de estudantes com relação à disciplina de Física e com isso a melhoria na aprendizagem.