INTERAÇÃO E MOTIVAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA: O QUE NOS REVELAM AS PRODUÇÕES (2006 – 2016)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95114 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 624 "inscrito_id" => 707 "titulo" => "INTERAÇÃO E MOTIVAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA: O QUE NOS REVELAM AS PRODUÇÕES (2006 – 2016)" "resumo" => "RESUMO O trabalho discute sobre interação e motivação nos processos de ensino e aprendizagem no Ensino de Física: o que nos revelam as produções (2006 à 2016). Buscamos identificar nos periódicos e eventos na área do Ensino de Física,a temática da afetividade entre professor e estudante, levando este último à motivação em aprender Física e/ou a interação construída através de um ensino dialógico. Foi uma pesquisa qualitativa, e teve como método a pesquisa exploratória e bibliográfica. Analisaram-se as seguintes fontes: RBEF – Revista Brasileira de Ensino de Física, IENCI – Investigações em Ensino de Ciências, CBEF – Caderno Brasileiro de Ensino de Física, EPEF – Encontro de Pesquisa em Ensino de Física e SNEF – Simpósio Nacional de Ensino de Física, e nos guiamos pelas palavras-chave. Identificamos que o espaço de produção de conhecimento para o Ensino de Física, ainda traz traços fechados dentro da questão conteudista, da perspectiva de um Ensino de Física que releva mais a teoria física e destina quase nenhuma importância para o contexto da relação entre professor e aluno,para se ter uma aprendizagem mais efetiva. É importante alertar que a afetividade na formação docente também refletirá na prática do professor(a), além do comprometimento destes espaços de publicação de reconhecer mais fortemente a dimensão afetiva na práxis pedagógica como elementos que contribuem para a motivação de estudantes com relação à disciplina de Física e com isso a melhoria na aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID707_TB624_15052023164611.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAÉRCIA MARIA BERTULINO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "LAÉRCIA" "autor_email" => "laercia.medeiros@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95114 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 624 "inscrito_id" => 707 "titulo" => "INTERAÇÃO E MOTIVAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA: O QUE NOS REVELAM AS PRODUÇÕES (2006 – 2016)" "resumo" => "RESUMO O trabalho discute sobre interação e motivação nos processos de ensino e aprendizagem no Ensino de Física: o que nos revelam as produções (2006 à 2016). Buscamos identificar nos periódicos e eventos na área do Ensino de Física,a temática da afetividade entre professor e estudante, levando este último à motivação em aprender Física e/ou a interação construída através de um ensino dialógico. Foi uma pesquisa qualitativa, e teve como método a pesquisa exploratória e bibliográfica. Analisaram-se as seguintes fontes: RBEF – Revista Brasileira de Ensino de Física, IENCI – Investigações em Ensino de Ciências, CBEF – Caderno Brasileiro de Ensino de Física, EPEF – Encontro de Pesquisa em Ensino de Física e SNEF – Simpósio Nacional de Ensino de Física, e nos guiamos pelas palavras-chave. Identificamos que o espaço de produção de conhecimento para o Ensino de Física, ainda traz traços fechados dentro da questão conteudista, da perspectiva de um Ensino de Física que releva mais a teoria física e destina quase nenhuma importância para o contexto da relação entre professor e aluno,para se ter uma aprendizagem mais efetiva. É importante alertar que a afetividade na formação docente também refletirá na prática do professor(a), além do comprometimento destes espaços de publicação de reconhecer mais fortemente a dimensão afetiva na práxis pedagógica como elementos que contribuem para a motivação de estudantes com relação à disciplina de Física e com isso a melhoria na aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID707_TB624_15052023164611.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAÉRCIA MARIA BERTULINO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "LAÉRCIA" "autor_email" => "laercia.medeiros@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }