Este trabalho tem como objetivo analisar como professores de escolas do campo desenvolvem o processo de avaliação da aprendizagem. Para tanto, identificou-se suas concepções de educação, ensino, aprendizagem e sua relação com a avaliação da aprendizagem; descreveu-se a finalidade dos processos avaliativos, evidenciando aproximações e distanciamentos com princípios defendidos pela Educação do Campo. A pesquisa de cunho qualitativo e descritivo, teve como recurso metodológico a realização de entrevistas semiestruturadas com professores do município de Novo Santo Antônio (PI), visando, a partir de suas respostas, conhecer seus posicionamentos acerca das práticas de avaliação da aprendizagem. Os resultados analisados apontam que os professores fundamentam suas práticas educativas e avaliativas nas pedagogias liberais, não valorizando os saberes culturais dos alunos e sua relação com os conhecimentos escolares. Apesar disso, possuem o entendimento de que a avaliação da aprendizagem tem por finalidade diagnosticar a aprendizagem dos alunos e fornecer subsídios para a análise e mudança da metodologia aplicada. Conclui-se que os processos de avaliação da aprendizagem desenvolvidos nesta escola, ainda não respeitam os princípios da Educação do Campo, sendo necessário garantir processos contínuos de formação para que os professores possam conhecer os marcos legais e metodológicos da Educação do Campo e realizar mudanças nas práticas avaliativas desenvolvidas.