O presente trabalho tem como objetivo geral investigar as políticas públicas educacionais de Educação Integral e o atendimento às infâncias populares, a partir das experiências implementadas em dois municípios de estados distintos da Região Sudeste brasileira. A saber, Creche Centro de Atendimento à Infância Caxiense (CCAIC), localizada em Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense (estado do Rio de Janeiro) e a Escola de Educação Integral “Padre Francisco Silva”, localizada no município de Campinas (estado de São Paulo). Para tanto, o estudo será realizado sob a perspectiva e ferramentas da metodologia dos estudos comparados críticos, destacando as coincidências e as diferenças nos processos de implementação da Educação Integral nesses contextos. Buscar-se-á realizar a análise a partir da reflexão sobre as características das infâncias atendidas para, desse modo, se problematizar as finalidades e objetivos de tais políticas. Este estudo justifica-se pela importância de compreender, acompanhar e refletir as influências das políticas públicas educacionais de Educação Integral nos diferentes estados federativos do Brasil. Ademais, quando se compara os dois casos estudados, questiona-se: quais são as diferenças e semelhanças sociais, políticas, econômicas e geográficas? Considerando as potencialidades e as fragilidades dessas políticas, a Educação Integral, construída nesses diferentes contextos, pode se constituir como uma política que garanta a dignidade humana para as diferentes infâncias populares existentes no território brasileiro? Portanto, destacar-se-á os processos de inclusão social na infância e sua relação com o acesso à educação enquanto direito e princípio de dignidade humana, relacionado à peculiar fase de desenvolvimento, dentre os quais se destacam a aprendizagem, a saúde, a convivência comunitária e a assistência social.