Este artigo aborda o desafio do ensino da Termodinâmica devido à falta de recursos financeiros para equipamentos de laboratório nas escolas. No entanto, propõe-se o uso do termômetro de álcool como recurso didático de baixo custo para enriquecer o ensino dessa disciplina. O experimento proposto envolve a montagem e utilização do termômetro de álcool, permitindo que os alunos vivenciem o processo científico, desenvolvam habilidades práticas e compreendam os conceitos termodinâmicos. Os resultados indicam que os alunos demonstram interesse, engajamento e compreensão dos conceitos por meio dessa abordagem prática. Além disso, o uso do termômetro de álcool estimula o interesse pela ciência, promove habilidades de pensamento crítico, trabalho em equipe e resolução de problemas. Embora tenham enfrentado desafios na montagem do termômetro, eles foram superados com apoio e colaboração. Essa experiência prática também incentivou a curiosidade e a autonomia dos alunos na busca por respostas. O termômetro de álcool, de custo acessível e disponível, é altamente recomendado para o ensino da Termodinâmica e pode ser adaptado para outras áreas da ciência.