ATRAVESSAMENTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE E A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES SOBRE A CIBERCULTURA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100239 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7381 "inscrito_id" => 17867 "titulo" => "ATRAVESSAMENTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE E A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES SOBRE A CIBERCULTURA" "resumo" => "Este trabalho aborda a temática da formação docente no contexto das escolas públicas do Recife, com ênfase nos impactos das tecnologias digitais. O objetivo principal é compreender como os professores de Geografia estão integrando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em sua prática educativa. A pesquisa também busca entender como a cibercultura afeta a forma que os alunos aprendem sobre o espaço geográfico e como os professores podem aproveitar disso. Autores como Edméa Santos (2019), Lévy (1997), Nóvoa (2004) Tardif (2002), Moran (2018), Libâneo (2005) e Kenski (2016) são mencionados como referências teóricas importantes para a compreensão do tema. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas com professores de Geografia das escolas públicas do Recife. O que se espera é captar as percepções e experiências desses profissionais em relação ao uso das tecnologias digitais na sua formação contínua docente. Assim, é de suma que os resultados dessa pesquisa contribuam para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais efetivas, que incorporem as tecnologias digitais de forma crítica e reflexiva, promovendo uma formação de qualidade aos estudantes de Geografia e auxiliando os professores na construção de sua identidade docente no contexto da cibercultura. Além disso, o texto menciona a importância da pesquisa-formação, com destaque para as contribuições de Edméa Santos, que aborda a conexão entre as interfaces digitais e a formação docente na contemporaneidade. Também são mencionados os conceitos de multiletramentos (ROJO, 2011), paradigma docente (Behrens, 2008), e a necessidade de adequação às dinâmicas contemporâneas na Educação Geográfica. Em resumo, a pesquisa busca compreender como as tecnologias digitais e a cibercultura estão influenciando a formação dos professores de Geografia, visando desenvolver práticas pedagógicas mais efetivas e preparar os alunos para os desafios do século XXI, buscando contribuir para o campo da formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID17867_TB7381_04102023193814.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAFNE VITÓRIA" "autor_nome_curto" => "DAFNE" "autor_email" => "dafne.costa@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100239 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7381 "inscrito_id" => 17867 "titulo" => "ATRAVESSAMENTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE E A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES SOBRE A CIBERCULTURA" "resumo" => "Este trabalho aborda a temática da formação docente no contexto das escolas públicas do Recife, com ênfase nos impactos das tecnologias digitais. O objetivo principal é compreender como os professores de Geografia estão integrando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em sua prática educativa. A pesquisa também busca entender como a cibercultura afeta a forma que os alunos aprendem sobre o espaço geográfico e como os professores podem aproveitar disso. Autores como Edméa Santos (2019), Lévy (1997), Nóvoa (2004) Tardif (2002), Moran (2018), Libâneo (2005) e Kenski (2016) são mencionados como referências teóricas importantes para a compreensão do tema. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas com professores de Geografia das escolas públicas do Recife. O que se espera é captar as percepções e experiências desses profissionais em relação ao uso das tecnologias digitais na sua formação contínua docente. Assim, é de suma que os resultados dessa pesquisa contribuam para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais efetivas, que incorporem as tecnologias digitais de forma crítica e reflexiva, promovendo uma formação de qualidade aos estudantes de Geografia e auxiliando os professores na construção de sua identidade docente no contexto da cibercultura. Além disso, o texto menciona a importância da pesquisa-formação, com destaque para as contribuições de Edméa Santos, que aborda a conexão entre as interfaces digitais e a formação docente na contemporaneidade. Também são mencionados os conceitos de multiletramentos (ROJO, 2011), paradigma docente (Behrens, 2008), e a necessidade de adequação às dinâmicas contemporâneas na Educação Geográfica. Em resumo, a pesquisa busca compreender como as tecnologias digitais e a cibercultura estão influenciando a formação dos professores de Geografia, visando desenvolver práticas pedagógicas mais efetivas e preparar os alunos para os desafios do século XXI, buscando contribuir para o campo da formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID17867_TB7381_04102023193814.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAFNE VITÓRIA" "autor_nome_curto" => "DAFNE" "autor_email" => "dafne.costa@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }