Nos últimos anos a tecnologia tornou-se cada vez mais ligada ao cotidiano e a vida de todos. Desde os aplicativos de conversa aos jogos de computador, todos possuem um contato mínimo com essas ferramentas, especialmente quando nas gerações que nasceram nos últimos anos. As crianças que nasceram de 2010 até agora experimentam uma época onde todos possuem um computador na palma das mãos em todos os momentos do dia, o que faz com que esse contato e aprendizado com essas ferramentas seja natural em suas vidas. Tendo em vista essa familiaridade, acredita-se que isso facilita o seu entendimento e raciocínio em relação a usabilidade desses softwares. Como base para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizou-se a metodologia de pesquisa exploratória para fundamentá-la e estruturá-la. Este projeto visa estimular o aprendizado de crianças em matérias como programação e robótica a partir de ferramentas que serão produzidas e organizadas em uma plataforma educacional e a criação de um clube de programação e robótica para crianças no IFMA Campus Caxias. Consequentemente, as crianças beneficiadas com esta iniciativa poderão desenvolver melhor seu raciocínio lógico e solucionar problemas práticos do seu cotidiano, além de incentivar de forma criativa suas capacidades e habilidades motoras e cognitivas.